Rumo à greve geral: Centrais lançam cartilha e abaixo-assinado contra a reforma da Previdência. Participe!

A campanha unificada das centrais sindicais brasileiras contra a reforma da Previdência proposta pelo governo de Jair Bolsonaro tem novos passos importantes.

No dia 4/4, foi lançada em todo o país uma campanha nacional de abaixo-assinado, que reivindica da Câmara dos Deputados o arquivamento da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 06/2019, que ataca as aposentadorias e direitos previdenciários no país. A campanha conta, ainda, com uma cartilha (formato impresso e online), que apresenta os principais pontos da reforma e como podem prejudicar o seu direito a se aposentar. Clique aqui para conferir a cartilha.

A campanha acontece como continuidade ao dia nacional de lutas em 22/3, que contou com grandes manifestações em todo o país. Em São Paulo, cerca de 70 mil pessoas participaram do maior ato do dia.

Como participar

A coleta de abaixo-assinados já teve início em todo o Brasil, de variadas formas. Além da montagem de banquinhas em locais estratégicos nos municípios, por iniciativa de sindicatos e organizações populares, também é possível contribuir no seu próprio local de trabalho ou de estudo, junto a amigos e familiares.

Se você deseja participar, clique aqui para imprimir cópias do abaixo-assinado. Após preenchê-los, você pode enviar para a CUT São Paulo, que é um dos pontos de recebimento, no seguinte endereço:

CUT São Paulo

Rua Caetano Pinto, 575 - 2º andar
Brás – São Paulo – SP

Calculadora da Previdência

O projeto de reforma da Previdência proposto pelo governo federal reduz consideravelmente o valor dos benefícios previdenciários, retarda o início da aposentadoria e restringe o alcance da assistência social.

Para que você saiba quanto tempo deverá trabalhar para se aposentar com valor integral, ou para atingir a idade mínima, ou para atingir o tempo mínimo de contribuição, o Dieese criou uma ferramenta online que permite fazer simulações. A “Calculadora da Previdência”, como está sendo chamada, permite também comparar o resultado dos cálculos, segundo a lei atual da Previdência e a partir das novas regras da proposta do governo (PEC 06/2019).

O Dieese é o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos.

Acesse aqui a Calculadora da Previdência do Dieese