11/12 tem ato em defesa do Ministério do Trabalho

As centrais sindicais vão realizar atos em todo o país, nesta terça-feira, 11/12, em defesa do Ministério do Trabalho. A iniciativa é produto do anúncio, por parte do presidente eleito Jair Bolsonaro, da intenção de extinguir a pasta. Em São Paulo, o ato será em frente à Superintendência Regional do Trabalho, na rua Martins Fontes, 109, às 10h.

O fim do Ministério do Trabalho deixará descoberto um conjunto de atribuições da pasta, como a fiscalização das condições de trabalho, inclusive o trabalho escravo, condições de saúde e segurança nos locais de trabalho etc.

A informação de que a concessão de cartas sindicais e o funcionamento de sindicatos ficará a cargo do Ministério da Justiça e da Segurança Pública sinaliza a intenção de dificultar e atacar as entidades sindicais. Com isso, a meta é enfraquecer a mobilização da classe trabalhadora contra os ataques que virão, como a Reforma da Previdência, o aprofundamento da Reforma Trabalhista e outros.

Ato em defesa do Ministerio do Trabalho