Setoriais aprovam pauta da data-base 2018. Agora, é preparar a mobilização!

Durante todo o mês de fevereiro e início de março, o Sinteps promoveu assembleias setoriais em unidades da capital, interior e Baixada Santista. Diretores de base, regionais e da Executiva estiveram em, aproximadamente, a metade das ETECs e FATECs, que somam cerca de 290 unidades.

O objetivo era dar a largada na campanha salarial deste ano. A data-base do funcionalismo paulista – mês em que o empregador deve negociar com os sindicatos – é março.

Nesta primeira rodada de assembleias setoriais, os trabalhadores foram chamados a discutir a proposta de Pauta de Reivindicações, de um modo geral, e especificamente um dos pontos propostos, relacionado às formas de financiamento do Sindicato. Os resultados das assembleias setoriais foram tabulados em assembleia geral, realizada na sede da entidade, em SP, no dia 8/3.

Nas setoriais realizadas, tiveram a oportunidade de se manifestar em torno de 40% dos trabalhadores da instituição (professores, auxiliares de docente e servidores administrativos). Os resultados foram os seguintes:

• Pauta de Reivindicações: 97% dos participantes nas setoriais aprovaram a Pauta de Reivindicações sugerida (veja detalhes aqui).
  • Formas de financiamento do Sinteps: A propostade criação da Contribuição Negocial (clique para conferir detalhes), no percentual de 2% do salário (uma vez ao ano, a ser devolvida aos associados), recebeu dos participantes das setoriais 40% de SIM e 60% de NÃO. Desta forma, o item não constará na Pauta de Reivindicações 2018. Na assembleia geral de 8/3, os presentes destacaram a importância de mais trabalhadores se associarem ao Sindicato, de modo a dar-lhe mais força política e recursos financeiros para o trabalho sindical.

O que vem agora

O Sinteps vai protocolar a Pauta de Reivindicações junto à Superintendência do Centro Paula e solicitar o agendamento de reunião para discutir seu conteúdo. O prazo para retorno às reivindicações é o final de março. Na sequência, a direção do Sinteps (diretores de base, regionais e da Executiva) volta a se reunir para definir um calendário de mobilização (atos, manifestações, greve).

Caso não haja respostas do governo, ou se forem pífias, a categoria deverá discutir a necessidade e a pertinência de uma greve geral por tempo indeterminado, definindo sua data, se esta for aprovada.

1. O Sinteps vai preparar, nos próximos dias, materiais eletrônicos agitativos (“cards” para WhatsApp, cartazes etc.).

2. O Sindicato orienta os trabalhadores a enviarem e-mail à Superintendência (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com o seguinte teor:

“Prezada Professora Laura Laganá,

Superintendente do Ceeteps,

Solicitamos o atendimento às nossas reivindicações, conforme consta Pauta 2018, que são justas e fazem jus aos nossos direitos e à nossa dedicação para a garantia da qualidade dos serviços prestados ao povo paulista.”

Pauta: Revisão da carreira concentra principais reivindicações

A Pauta de Reivindicações de 2018 traz, ao todo, 25 reivindicações, entre elas: reajuste salarial (recuperação das perdas salariais da categoria de acordo com a inflação oficial acumulada no período de março de 2013 a março de 2017, pelo índice do ICV-Dieese, equivalente a 32,63%); a implantação do Plano de Saúde Institucional, aprovado pela lei 1.240/14; implantação do auxílio alimentação de R$ 850,00 para todos; licença maternidade de 180 dias para todas; entre outras.

De acordo com o aprovado em seu último Congresso, realizado em julho de 2017, o Sinteps reivindica a revisão da carreira em vigor, o que significaria contemplar a maior parte dos itens da nossa Pauta 2018: volta da política salarial do Cruesp; implantação do plano de saúde; jornada para os docentes; enquadramento por titulação ao pessoal auxiliar de docente e administrativo; fim do interstício para a promoção por titulação; fim das avaliações de desempenho para a progressão; retorno da sexta-parte; entre outras.

Clique aqui para conferir a íntegra da Pauta de Reivindicações 2018