23/11/2011

Lançamento do evento será em 29 de novembro na capital

No próximo ano, Florianópolis será a sede do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, o evento será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012 e a expectativa é receber 10 mil pessoas. O lançamento oficial do  Fórum  está marcado para o dia  29 de novembro deste ano, no Centrosul, em Florianópolis.

A cerimônia de lançamento do II Fórum marcará o início das inscrições para participantes do evento. As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas pela internet no site oficial do Fórum no endereço  www.forumedutec.org. O Sinteps faz parte da organização do evento.

Sindicato vai patrocinar a participação de cinco filiados

Em 2009, no I FMEPT, o Centro Paula Souza fez o maior fiasco: praticamente não participou do evento, não estimulou sua comunidade a participar e, muito menos, contribuiu para a ida de ninguém.

Neste II FMEPT, não é difícil que aconteça a mesma coisa. Por isso, considerando a importância política e acadêmica do evento, o Sinteps decidiu patrocinar a participação (transporte e hospedagem) de até cinco filiados que tenham trabalho inscrito e aceito no Fórum. Se houver mais do que cinco interessados nestas condições, a escolha será feita por sorteio.

Sobre o Fórum

O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica é um fórum temático vinculado ao Fórum Mundial de Educação, um movimento pela cidadania e pelo direito universal à  educação que busca levantar propostas para integrar a plataforma mundial de educação. Durante cinco dias, estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos, associações e pessoas da sociedade civil de diversos países terão a missão de priorizar a educação na construção de um outro mundo possível.

A programação do evento contará com conferências, debates, oficinas, Mostra de Inovação Tecnológica, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Pôsteres, Feira Gastronômica, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro. Além de toda programação oficial, diversas atividades artísticas farão parte da programação cultural, terá grandes shows de abertura e encerramento.

Nesta segunda edição, quem comanda a organização do Fórum é o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Além da instituição, outras 80 entidades também compõem o Comitê Organizador.

A primeira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica foi realizada em 2009, em Brasília. Com o tema Educação, Desenvolvimento e Inclusão, o evento reuniu 15 mil pessoas do Brasil e de 20 outros países dispostas a participar da discussão sobre formação do cidadão para o mundo do trabalho. O Sinteps esteve presente na organização e na realização do evento.

Mais informações do Fórum no site oficial do evento: www.forumedutec.org.