Perguntas Frequentes

Loading...
Filtrar por data


Assédio moral

jurA ação do Sinteps contra o assédio moral intensificou-se após o VII Congresso da categoria, realizado em outubro de 2013. A partir dali, foi criada na entidade a Comissão Permanente de Combate ao Assédio Moral, que já recebeu várias denúncias.

Encaminhamentos

Após o recebimento das denúncias, a ação do Sindicato pode se dar de diferentes formas: Via administrativa: Leva o caso…

Após o recebimento das denúncias, a ação do Sindicato pode se dar de diferentes formas:

  • Via administrativa: Leva o caso ao empregador, com tudo documentado. Por meio desta iniciativa, já houve algumas reuniões de conciliação, junto à Ouvidoria do Centro, sendo alcançadas revisões de postura de alguns diretores de unidades.

  • Via jurídica: Se a via administrativa não é bem-sucedida, parte-se para ações judiciais, como já ocorreu em muitas situações, inclusive com decisões favoráveis e pagamento de indenizações. Vários são os resultados positivos, em alguns casos com o afastamento do diretor assediador e garantias funcionais ao trabalhador assediado.

  • Via política: Após receber a denúncia, o Sindicato a remete para a Comissão de Educação (CE) da Assembleia Legislativa de São Paulo. Já houve vários casos em que a CE realizou audiências públicas com a presença das partes envolvidas.
Esta informação foi útil?
Loading...
0

Orientações

A melhor forma de combater o assédio é denunciando. Se ocorre algo semelhante em sua unidade, a orientação do Sindicato…

A melhor forma de combater o assédio é denunciando. Se ocorre algo semelhante em sua unidade, a orientação do Sindicato é a seguinte:

  • Busque apoio entre os colegas e familiares.
  • Procure reunir todo tipo de prova possível (documentos escritos, e-mails etc.). Em caso de situações orais (sem prova física), o trabalhador deve fazer uma espécie de diário com as atitudes do assédio, citando os fatos e as testemunhas.
  • Entre em contato com a Comissão Permanente de Combate ao Assédio Moral do Sinteps, que seguirá os trâmites acima descritos.

A pressão do Sinteps levou a superintendência do Centro a instituir, por meio da Portaria Ceeteps-GDS 1.334, de 20/6/2016, a Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra Assédio Moral – COPAM. Sem dúvida, a iniciativa é interessante. Porém, a ausência de representantes do Sinteps em sua composição indica seus limites.

Para fazer a denúncia ou ter mais informações, agende um atendimento no Sindicato. 

DOWNLOADS 

Esta informação foi útil?
Loading...
0
Esta informação foi útil?
Loading...
0

Fortaleça sua Voz, Amplie seus Direitos!

Juntos, somos mais fortes para lutar por nossos direitos e construir um futuro mais justo para todos

Tem dúvidas sobre seus direitos?

Entre em contato com o jurídico do sindicato e esclareça todas as suas questões!

Home

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta 
09h00 ~ 18h00

Menu Serviços

Menu Benefícios

Image

Meu portal