
O Sinteps e o Fórum das Seis
Nossa história e nossas lutas em comum
O Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, Sinteps, se articula com outras entidades em diversas instâncias, com o objetivo de unificar e fortalecer as lutas. O Fórum das Seis é uma destas instâncias, numa relação que já existe há mais de 30 anos.
O Fórum das Seis surgiu no início dos anos 90, da articulação das entidades sindicais representativas da USP, Unicamp e Unesp: dos docentes (Adusp, ADunicamp e Adunesp) e dos servidores técnicos-administrativos (Sintusp, STU e Sintunesp). Embora atuando de forma autônoma e independentemente umas das outras, elas passaram a se unir para lutar por questões comuns, como os reajustes salariais, as condições de trabalho etc. Os reitores das universidades, por sua vez, também se organizaram e criaram o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). Assim, a partir de 1991, as negociações salariais passaram a ser realizadas entre Cruesp e Fórum das Seis, o que acontece até hoje. A data-base destas categorias é maio.
Além das reivindicações salariais, o Fórum das Seis vem encabeçando campanhas em defesa da educação pública, contra as privatizações e terceirizações, pela democratização das instâncias de poder das universidades, entre outras.
A partir de 1994, o Sinteps passou a integrar o Fórum das Seis, dada a vinculação que há entre o Centro Paula Souza (Ceeteps) e a administração da Unesp. Até 1996, inclusive, a existência do vínculo garantia que os reajustes negociados entre Fórum e Cruesp fossem repassados aos trabalhadores do Centro. Essa situação mudou a partir do início do governo Mário Covas.
Em 2001, as entidades estudantis das três universidades estaduais paulistas passaram a integrar as reuniões do Fórum das Seis, por intermédio de seus Diretórios Centrais (DCE), contribuindo na elaboração da pauta de reivindicações conjunta e nas diversas campanhas de interesse da comunidade universitária. O DCE das FATECs também participa em algumas atividades do Fórum.
Atualmente, o Sinteps busca participar de todas as atividades do Fórum das Seis, sempre colocando em discussão as reivindicações dos trabalhadores do Centro, inclusive na Pauta Unificada que é debatida com os reitores. Isso é importante não só para seguir defendendo a manutenção do vínculo com a Unesp – fator decisivo para impedir iniciativas privatizantes, que surgem de tempos em tempos – mas também para somar forças na luta por mais recursos para a educação pública, onde se incluem as universidades e o Centro.

























