Proposta elaborada pelo Centro ‘descansa’ nas gavetas do governo. Vamos cobrar o envio para a Assembleia Legislativa e organizar a luta por nossas emendas
Graças à mobilização dos trabalhadores e das trabalhadoras das ETECs e FATECs, a revisão da carreira implantada em 2014 deu passos largos em 2023 e 2024. Nestes dois anos, a categoria participou das atividades organizadas pelo Sinteps para pressionar o Centro Paula Souza a apresentar uma proposta inicial para a revisão da nossa carreira. Esta é a nossa principal reivindicação nos últimos anos, pois concentra as demandas centrais (correção das tabelas salariais, adoção de política salarial, critérios justos para promoção e progressão, instituição da jornada docente, melhorias nos benefícios etc.).
Graças à mobilização em 2023 e 2024, com greve e paralisações, bem como às cobranças sistemáticas do Sindicato, chegamos ao final do ano passado com a divulgação de uma proposta por parte da direção do Centro.
Neste momento, a proposta do Centro se encontra nas secretarias do governo estadual. Quando chegar ao governador Tarcísio de Freitas, caberá a ele a tarefa de enviar o projeto para votação na Assembleia Legislativa (Alesp). A luta agora é para acelerar esse trâmite e, quando chegar o momento, apresentar e lutar pela aprovação das nossas emendas na Alesp.
Um dia de greve em 19 de março!
O Sinteps chama a categoria para um dia de greve, em 19 de março, para pressionarmos pelo andamento da revisão da carreira, por efetivas negociações sobre a nossa Pauta 2025 (reajuste, carreira, direitos) e para lembrar que não queremos enrolação com o Bônus Resultado este ano.
Os diretores do Sinteps – da Executiva, de base e regionais – farão assembleias locais no maior número possível de unidades para discutir a organização do dia de greve e colher a posição dos trabalhadores. Porém, como são mais de 300 ETECs e FATECs em todo o estado, eles não dão conta de cobrir todas. Se a sua unidade não tem diretor de base, você pode assumir a tarefa de conversar com os colegas e fazer a assembleia. Para isso, baixe o arquivo da ata/lista no site (ou clique aqui), preencha após a assembleia e envie por e-mail para
O Sindicato também vai realizar reuniões online de esclarecimentos. Fique de olho e participe!
Vamos fazer um forte movimento em 19 de março! E é só o começo! A aprovação da carreira na Alesp, com as nossas emendas, depende da luta!
- Clique para conferir a proposta de carreira elaborada pelo Centro e enviada ao governo.
- Clique para conferir os principais pontos que o Sinteps quer mudar no projeto, quando chegar na Alesp.
- Clique para acessar a ata/lista de presença para as assembleias locais de preparação da greve de 19/3
Data-base 2025: Envie suas contribuições para a Pauta de Reivindicações até 23/2
O Conselho Diretor (CD) do Sinteps – órgão que reúne as direções Executiva, de base e regionais – elaborou uma proposta de Pauta de Reivindicações para 2025.
A indicação é que os trabalhadores do Centro avaliem a proposta de pauta e, se desejarem, enviem suas contribuições até 23/2, para
Queremos reajuste salarial (a proposta é reivindicarmos 14,98% para todos), correção dos benefícios (como o ‘vale coxinha’) e outros direitos, especialmente a revisão da carreira (que concentra nossas reivindicações centrais, como as tabelas salariais, a jornada docente, critérios justos para a progressão, entre outras).
Se tem dinheiro para aumentar os salários dos deputados, do governador e de seus secretários (clique para ler), tem que ter para o funcionalismo também! Chega de arrocho e desrespeito!
Clique para conferir matéria completa sobre a Pauta.
A proposta de Pauta 2025 está no site, em “Fique por dentro”, “Data-base 2025”, em duas versões:


