Se já aconteceu assembleia na sua unidade, ela continua válida. Todos os detalhes estão no site
A nova greve das trabalhadoras e dos trabalhadores do Centro Paula Souza, anteriormente marcada para 12 de maio, foi alterada para 19 de maio. A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Conselho Diretor do Sinteps, que ocorreu na terça-feira, 6/5. O motivo é a mudança na data da audiência pública que acontecerá na Assembleia Legislativa no mesmo dia. O mandato da Professora Bebel (PT-SP), que está viabilizando a audiência, deparou-se com imprevistos na agenda da parlamentar e solicitou ao Sinteps a modificação.
A audiência pública é um elemento importante na greve, pois contribuirá para darmos visibilidade às nossas reivindicações, chamando a atenção dos parlamentares para a revisão da nossa carreira, o reajuste salarial, as melhorias nos benefícios (vale-coxinha de R$ 12,00 deveria ser motivo de vergonha para o governador do estado mais rico do país!), pelo pagamento do bônus e por mais investimentos na infraestrutura das unidades. É importante lembrar que caberá à Alesp aprovar a revisão da nossa carreira quando o governador decidir enviar o projeto. A data em que isso vai acontecer dependerá diretamente da nossa mobilização.
No dia de greve em 19 de maio:
- Unidades da capital e Grande SP: participar da audiência pública na Alesp. Vai ser das 9h às 12h, no Plenário Teotônio Vilela. A audiência terá transmissão ao vivo pelo canal da Alesp no Youtube (https://www.youtube.com/c/AlespOficial/). O link específico será divulgado posteriormente.
- Unidades do interior e litoral: organizar atos nas unidades (sempre convidando a imprensa), ir às câmaras municipais para assistir a audiência pública coletivamente (articular com vereadores como viabilizar a transmissão). Também será uma boa oportunidade de colher moções de apoio entre os vereadores, lembrando que 2026 é ano eleitoral!
Importante: As unidades que já realizaram assembleia e enviaram seu posicionamento ao Sinteps não precisam fazer nova votação, pois a posição aprovada já vale para 19 de maio. As que ainda não o fizeram têm até 16 de maio, dia em que o Sindicato fará a tabulação geral. Todos os subsídios (como a ata/lista de presença, modelo de moção para vereadores) estão no site, no item “Greve em 19/5/2025”. Após realizar a assembleia, envie a ata/lista para
Bônus: DOE traz indicadores, mas falta a data. Agiliza, Tarcísio!
O Diário Oficial do Estado (DOE) de 7/5/2025 traz publicação com indicadores para a definição do Bônus Resultado a ser pago no Centro Paula Souza neste ano. Trata-se de uma deliberação da Comissão Intersecretarial do BR para o Ceeteps (clique para conferir), contendo a definição de indicadores globais para ETECs, FATECs e Administração Central, seus pesos, linhas de base e metas, critérios de apuração e avaliação, da periodicidade de avaliação e de pagamento. Como o Sinteps denuncia sistematicamente, vários desses indicadores (como é o caso da taxa de concluintes, com peso 40%) não dependem exclusivamente do “esforço” de professores, auxiliares docentes e funcionários, pois também são produto da infraestrutura das unidades, dos seus laboratórios, da divulgação dos cursos etc.; ou seja, de itens diretamente relacionados a investimentos por parte do governo do estado.
Em comunicado dirigido às direções de unidade, datado de 6/5, a Superintendência informa que o valor do BR está fixado em até 8,34% do somatório da retribuição mensal do servidor público no período de avaliação. Portanto, o valor máximo possível será de um salário mensal.
O pagamento depende, agora, da definição da data! Agiliza, governador!
Reajuste de 5%? Que vergonha!
Sobre isso, confira o que o Sinteps já falou aqui.
Greve de março trouxe bons resultados
Confira detalhes na cobertura do Sinteps aqui.


