Sindicato cobra compromisso da Superintendência em divulgar projeto de carreira que retornou do governo com pedido de “adequações”. Categoria tem o direito de conhecer e intervir no processo
O Sinteps foi uma das entidades presentes no ato unificado do funcionalismo público da educação, em 6 de junho, no vão livre do MASP, na avenida Paulista, em São Paulo. Falando em nome da entidade, Felipe Chadi denunciou o descaso do governo Tarcísio de Freitas com as ETECs e FATECs, a enrolação em torno da revisão da carreira, o minguado reajuste salarial de 5%, entre outros.
Atendendo ao chamado do Sindicato, várias unidades fizeram um novo dia de greve em 6/6, o terceiro este ano, dentro de uma mobilização crescente e que deve culminar numa grande greve da nossa categoria quando o projeto da carreira chegar à Alesp. Parabéns a todos e a todas que se engajaram em mais este passo na mobilização. O pedido de efetivo exercício (garantia de todos os direitos funcionais mediante reposição) já foi encaminhado ao Centro.
Cumpra a palavra, superintendente!
Como já noticiado pelo Sinteps, a Secretaria de Gestão e Governo Digital devolveu à instituição o projeto de revisão da carreira elaborado pela Superintendência, pedindo “adequações”, que ainda não são públicas. Apesar de haver se comprometido a divulgar o conteúdo deste documento à categoria e ao Sindicato, o professor Clóvis Dias ainda não cumpriu a palavra.
Na última semana, inclusive, criou um grupo de trabalho para tratar do assunto. Por meio da Portaria Ceeteps 4.478, de 5/6/2025, o superintendente nomeia 12 pessoas (clique para conferir) para dar “continuidade na elaboração de propostas e acompanhamento do processo de reestruturação do Plano de Carreira dos servidores do Ceeteps, objetivando atender a atual realidade da autarquia”.
O Sinteps cobra a divulgação e envolvimento da categoria nessa discussão. De antemão, adiantamos que não vamos aceitar a inclusão de “pagamento por subsídios” (o ‘modelo’ preferido do governo Tarcísio!), não vamos abrir mão da valorização dos técnico-administrativos e da jornada docente.
CD do Sindicato avalia no dia 11/6
O Conselho Diretor (CD) do Sinteps (diretorias executiva, regional e de base) estará reunido no dia 11/6 para avaliar a mobilização de 6/6, os novos fatos envolvendo a revisão da carreira e os próximos passos da luta.









