Intenção anunciada pela instituição é de apresentar a versão final na reunião do Conselho Deliberativo de fevereiro
No dia 11/12/2025, a direção do Centro Paula Souza divulgou a minuta completa do projeto de revisão da carreira, elaborado pela instituição. A comunidade escolar teve até 16/1 para apresentar propostas e sugestões, por meio de um canal específico criado pelo Centro para este fim.
O Sinteps publicou algumas análises do texto, apontando seus principais problemas, como você confere aqui, e também fez uma live, em 16/12, para destrinchar a proposta. O Sindicato ainda divulgou um ‘forms’ para colher as críticas e sugestões dos trabalhadores (clique para saber mais).
Após sintetizar todas as contribuições colhidas junto à categoria e, também, a partir das discussões e debates acumulados nos últimos anos, o Sinteps elaborou um documento – o Ofício 5/2026, de 16/1/2026, endereçado à direção do Centro – no qual manifestou suas preocupações e sugestões.
“Tais contribuições visam aprimorar e corrigir pontos graves no âmbito institucional, de forma que o projeto possa chegar em uma versão robusta e sólida, prezando melhorias na vida dos trabalhos do Ceeteps, que tanto contribuem para a instituição e o desenvolvimento da educação profissional, técnica e tecnológica em nosso estado, e possa tramitar de forma célere para ser sancionado e implementado ainda este ano”, diz o documento.
Em seguida, o texto traz as propostas em pontos considerados centrais. Entre elas:
- A instituição de jornada de trabalho de 36h para os técnico-administrativos;
- A instituição de regime de jornada docente (com 36, 24 e 12 horas) voltada para atividades de ministração de aulas, pesquisa, extensão de serviços à comunidade e desenvolvimento de projetos;
- A supressão da remuneração por subsídio;
- Que a progressão e a promoção tenham critérios baseados em titulação e formação dos servidores;
- O aprimoramento das tabelas salariais dos auxiliares docentes, que apresentam ganhos percentualmente menores do que os observados nas demais tabelas.
Momento crucial
De acordo com as informações divulgadas pelo Centro, a intenção é apresentar a versão final da minuta na reunião do Conselho Deliberativo (CD) da instituição de fevereiro. Depois disso, o texto seguiria para o governo. Importante salientar o seguinte: assim como já ocorreu em vários momentos, a minuta apresentada pode sofrer modificações dentro do próprio Centro e, principalmente, no governo. E cabe ao governador enviar a proposta final para a Assembleia Legislativa.
Este é um momento crucial para docentes, auxiliares docentes e técnico-administrativos, pois a proposta impacta diretamente as condições de trabalho, progressão funcional e remuneração de todos nós. Se queremos os anseios da categoria sejam contemplados, será preciso nos mobilizar! Fique atento às convocações do Sindicato!


