Assim como faz em todos as paralisações e greves, o Sinteps oficiou a Superintendência do Centro, solicitando o efetivo exercício para todos e todas que aderiram no dia 15/8, mediante a reposição do dia, extensivo tanto para professores quanto para servidores técnicos e administrativos. Por meio de comunicado emitido pela Unidade de Recursos Humanos (URH), a superintendência do Centro acatou o pedido e informou as regras para a reposição.
O texto diz que a reposição dos docentes deverá ocorrer de acordo com o calendário escolar; para os servidores administrativos e auxiliares docentes, a compensação deve ser de uma hora por dia. Caso a compensação/reposição seja informada e realizada no apontamento de frequência do mês de agosto, a falta já fica cancelada. Caso a compensação/reposição se estenda para setembro, haverá desconto financeiro e, posteriormente, o pagamento da reposição feita.
Cadê o decreto? Mais uma do governo Pinóquio?
Na tarde de 13/8, antevéspera da greve de um dia nas ETECs e FATECs, a Superintendência do Centro Paula Souza enviou mensagem ao Comitê de Diretores informando que o processo da Bônus Resultado havia sido assinado e que, “provavelmente”, o decreto sairia publicado no Diário Oficial do dia seguinte. Ocorre que já estamos em 21/8 e nada do decreto. Terá sido mais uma peripécia do governo Pinóquio? O que tem a nos dizer a superintendente?
Próximos passos da mobilização
A próxima reunião do Conselho Diretor (CD) do Sinteps – instância que reúne os diretores de base, regionais e da Executiva da entidade – vai avaliar as atividades de 15 de agosto, dia em que a categoria foi chamada a paralisar para avançar na luta pela revisão da carreira, pelo bônus para todos, pelo reajuste e contra o desmonte do Centro Paula Souza. O CD também vai debater e apontar os novos passos para a mobilização.


