Notícias

Greve nas ETECs e FATECs e Audiência Pública na Alesp marcam mobilização pela carreira em 17/3

Greve nas ETECs e FATECs e Audiência Pública na Alesp marcam mobilização pela carreira em 17/3

Vamos disputar cada ponto do projeto que seja prejudicial à categoria 

Reunido em 11/3, o Conselho Diretor (CD) do Sinteps – composto pelos diretores de base, regionais e da Executiva – debateu os últimos detalhes para a realização do dia de greve e mobilização em 17/3, pela revisão da carreira e em defesa dos nossos direitos. Nas unidades que já realizaram assembleias e enviaram os resultados ao Sindicato, o “Sim” à greve é ampla maioria. Se a sua unidade ainda não se posicionou, há tempo: Todos os subsídios (ata/lista de presença) estão no site, no item “Fique por dentro” – “Greve em 17/3/2026”. Após a assembleia, envie a ata/lista para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nossa principal reivindicação é a revisão da carreira. O momento é decisivo. O projeto apresentado pelo Centro está atualmente na Secretaria de Gestão e Governo Digital. Os próximos passos são: Secretaria da Fazenda e Planejamento, retorno à Secretaria de Gestão e Governo Digital, Casa Civil e, de lá, ser enviado para a Assembleia Legislativa. O Sinteps já solicitou audiência com o secretário da Casa Civil do governo, Roberto Ribeiro Carneiro, e aguarda retorno.

Como vimos reafirmando, o projeto é bem diferente da proposta construída pela categoria no Congresso do Sinteps de 2017, e traz um modelo de carreira baseado na reforma administrativa que o governo Tarcísio de Freitas quer impor ao funcionalismo paulista.

Vamos à luta por nossos direitos: quando o projeto chegar à Alesp, vamos apresentar emendas e disputar cada ponto que seja prejudicial à categoria.

O que queremos mudar

- O modelo remuneratório: O modelo proposto no projeto de carreira que tramita nas secretarias de governo é ruim para os servidores. A remuneração por subsídio extingue os adicionais legais e históricos (quinquênios, sexta-parte e outros) e, embora possa parecer vantajosa de início, revela-se uma grande armadilha com o decorrer do tempo. Vale lembrar, inclusive, que o pagamento da sexta-parte no Centro é garantido graças à ação judicial do Sinteps. Queremos a manutenção da remuneração por salário, com a preservação dos adicionais e estrutura que permita valorização progressiva ao longo da carreira.

- Tabelas salariais: O Sinteps defende a melhoria dos níveis iniciais, a garantia de evolução real ao longo da carreira, mecanismos para evitar o achamento entre as faixas e a valorização de todo os segmentos.

- Jornada de trabalho: O Sindicato defende a implantação da jornada docente (regimes organizados em 36h, 24h e 12h) e jornada de 36h sem redução salarial para os técnico-administrativos.

- Extinção de cargos: O Sindicato é contrário à extinção de cargos de nível médio, como agentes técnico-administrativos e outros, pois isso abre espaço para a terceirização e a perda de qualidade do serviço público. Ao contrário, defendemos a realização de concursos públicos para todas as atividades permanentes do Centro.

- Extinção da carreira de Auxiliar Docente: O Sinteps não concorda com a extinção da carreira de Auxiliar Docente e sua eventual substituição pelo cargo de Analista de Laboratório, pois são funções claramente distintas.

Estes e outros pontos constam na carta do Sinteps à comunidade do centro, que também relaciona os pontos onde a nossa luta já conquistou melhorias no projeto. Confira aqui.

Os pontos também foram detalhados na live realizada em 5/3.

 

No dia de greve em 17 de março

- Unidades da capital e Grande SP: participar da audiência pública na Alesp. Vai ser às 10h, no Auditório José Bonifácio. Estamos convidando para a mesa secretários de governo, o presidente do Centro, parlamentares e representantes de entidades parceiras. A audiência terá transmissão ao vivo pelo canal da Alesp no Youtube (https://www.youtube.com/c/AlespOficial/). O link específico será divulgado posteriormente. Vamos lotar o auditório e chamar a atenção das deputadas e dos deputados às nossas reivindicações.

O endereço da Alesp está em https://maps.app.goo.gl/TUX98eqU2o7peH4F7

- Unidades do interior e litoral: organizar atos nas unidades (sempre convidando a imprensa), ir às câmaras municipais para assistir a audiência pública coletivamente (articular com vereadores como viabilizar a transmissão). Também será uma boa oportunidade de colher moções de apoio entre os vereadores, lembrando que 2026 é ano eleitoral! No site (Greve em 17/3/2026) há modelos de moção.

 

Criatividade e mobilização

Trabalhadores e trabalhadoras do Centro estão espalhando a convocação do dia de greve em 17/3 nas ETECs e FATECs, em defesa da carreira e dos nossos direitos. O Sinteps agradece pela criatividade e pela garra de todos e todas! Sempre na luta!

Card3
Card4
Card5
Card6
Card7
previous arrow
next arrow
Card3
previous arrow
next arrow

 

Sobre o Bônus

Representantes do Sinteps acompanharam a reunião do Conselho Deliberativo (CD) do Centro em 12/3 e perguntaram ao presidente da instituição, professor Clóvis Dias, se há previsão para pagamento do Bônus Resultado deste ano. Ele reafirmou que todas as providências relativas ao Centro já foram tomadas e enviadas para a Comissão Intersecretarial da Bonificação por Resultados (CIBR) do governo estadual. Após a análise desta comissão, a expectativa é que seja definida a data de pagamento.

FotoreuniaodoCDdoCentro-2
previous arrow
next arrow
FotoreuniaodoCDdoCentro-2
FotoreuniaodoCDdoCentro-1
previous arrow
next arrow

 

A gente não quer só comida

A vida não é só trabalho! Aproveite os convênios com descontos exclusivos para lazer, saúde e educação.

Lazer

Lazer

Hotéis, pousadas e passeios para toda a família

Leia mais
Educação

Educação

Graduações, pós, cursos livres e de idiomas em várias áreas

Leia mais
Saúde

Saúde

Descontos em convênios médicos, odontológicos e farmácias

Leia mais Saúde
Home

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta 
09h00 ~ 18h00

Menu Serviços

Menu Benefícios

Image

Meu portal