Audiência pública na Alesp chamou a atenção para as reivindicações da categoria, em especial a carreira, cujo destino final será a casa legislativa
Novo dia de greve convocado pelo Sinteps, em 19/5/2025, movimentou ETECs e FATECs na capital, interior e litoral. Na grande São Paulo, o ponto alto da mobilização foi a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa (Alesp), organizada pelo mandato da deputada Professora Bebel (PT), a pedido do Sindicato.
No início da noite de 16/5, sexta-feira, as unidades receberam um comunicado da Superintendência do Centro, anunciando a data para pagamento do Bônus Resultado deste ano, para 23/5. Era o primeiro fruto do movimento, consequência evidente da mobilização da categoria.
No interior, houve manifestações em várias cidades, com faixas, cartazes, megafone, cobertura da imprensa
Também houve conversa com vereadores e deputados, como no caso de Presidente Prudente, onde os manifestantes conseguiram uma reunião com o deputado Mauro Bragato (PSDB), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alesp. Várias moções de câmaras municipais vêm sendo colhidas (veja no site, em “Greve em 19/5”). Nas fotos abaixo, os trabalhadores mostram obtenção de moção na Câmara local.
Foi um dia intenso de luta pela revisão da carreira, reajuste salarial, benefícios dignos para todos e investimentos em manutenção e preservação das unidades.
Audiência pública recebeu apoios importantes
O plenário Teotônio Vilela, na Alesp, ficou repleto de trabalhadores e estudantes do Centro Paula Souza, parlamentares e entidades convidadas, que acompanharam a audiência pública “Situação atual das ETECS e FATECS - Desafios e perspectivas”, organizada pelo mandato da deputada Bebel a pedido do Sinteps. (Assista em https://www.youtube.com/live/-XBZpYauph0?feature=shared)
O Centro enviou representantes de diferentes setores da instituição, como a Cetec, a Unidade de Recursos Humanos-URH, a Unidade de Gestão Administrativa e Financeira-UGAF, a Unidade de Infraestrutura – UIE, o Grupo de Formulação e Análise Curricular - Gfac. Alguns deles fizeram o uso da palavra, enaltecendo a importância das ETECs e FATECs para o estado e o país. A presidente do Sinteps, Silvia Elena de Lima, elogiou as falas, concordando que o Centro é motivo de orgulho para todos, mas que seus trabalhadores e estudantes têm problemas graves, entre eles o arrocho salarial, a ausência de uma carreira que atenda aos anseios básicos da categoria, a falta de bolsas e auxílios de permanência estudantil, a precariedade na infraestrutura de muitas unidades, entre outros.
Além da deputada Bebel, que conduziu a atividade e externou apoio às reivindicações dos trabalhadores e estudantes do Centro, fizeram uso da palavra Nilcea Fleury, presidente da Federação dos Trabalhadores na Educação do Estado de São Paulo (FETE-SP), Leandro Alves de Oliveira, do Fórum Estadual da Educação (FEE-SP), Julia Monteiro, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Bianca Borges, presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), e Manuela Vitória, coordenadora de ensino técnico da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET).
Ao final da audiência, a deputada Bebel se propôs a abrir o diálogo com o secretário Vahan Agopyan, para que o governo estadual atenda as demandas da categoria. Também foi proposta uma mesa de negociação com o Centro Paula Souza, para que o Sinteps esteja presente defendendo as pautas da categoria.
Veja também trechos com as falas da diretoria do Sinteps
Revisão da carreira
A direção do Sinteps acompanha diariamente, por meio do portal SEI, a tramitação do projeto de revisão da carreira que o Centro Paula Souza enviou ao governo. A movimentação mais recente indica que, após análise pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, o projeto foi devolvido ao Centro com observações e sugestões, que ainda não são públicas.
Para a direção do Sinteps é imperativo que a nova carreira:
- NÃO TENHA PAGAMENTO POR SUBSÍDIO;
- VALORIZE OS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS;
- IMPLANTE A JORNADA DOCENTE.
Entre outros pontos que podem ser conferidos aqui.
Efetivo exercício
Assim como ocorre após todas as greves, o Sinteps já comunicou os representantes do Centro Paula Souza, e solicitou a URH a garantia do efetivo exercício – nenhum desconto salarial ou prejuízo funcional – para todos e todas que participaram do dia de greve em 19/5, mediante reposição. Fique atento às divulgações do Sindicato.
A luta vai continuar! Fique de olho nas convocações do Sinteps
A greve em 19/5 foi mais um passo da luta este ano. O Sinteps já discute a convocação de novas atividades para breve. Fique de olho! Se queremos que a carreira ande e que o governo negocie nossas reivindicações, teremos que apostar na mobilização!
A deputada professora Bebel aproveitou a oportunidade para convidar nossa categoria a se somar no próximo ato unificado do funcionalismo público da educação, no dia 6/6, concentrado na Avenida Paulista, no MASP. A direção do Sinteps apoia e irá apresentar a proposta na próxima reunião do Conselho Diretor, que irá ocorrer dia 22/5.


































