Notícias

Em agosto, vamos ampliar a mobilização por uma carreira digna para todos! Sindicato terá congresso para planejar a luta
Destaque

Em agosto, vamos ampliar a mobilização por uma carreira digna para todos! Sindicato terá congresso para planejar a luta

Governador fecha o semestre com mais um golpe no funcionalismo, jogando os míseros 5% para início de agosto. Só a mobilização pode virar esse jogo

Neste semestre que se encerra, fizemos três dias de greve, participamos de atos conjuntos com o funcionalismo, denunciamos os descalabros na infraestrutura das unidades, cobramos insistentemente o governo e a direção do Centro Paula Souza pelo atendimento às nossas reivindicações, especialmente a revisão da carreira e o reajuste salarial.

O dia 6 de junho foi o mais recente deles. Junto com a paralisação em várias unidades, tivemos participação do Sinteps no ato unificado do funcionalismo público da educação na avenida Paulista, em São Paulo. Denunciamos o descaso do governo Tarcísio de Freitas com as ETECs e FATECs, a enrolação em torno da revisão da carreira, o minguado reajuste salarial de 5%, entre outros.

Em agosto, teremos novos e decisivos momentos nessa luta. Como já noticiado pelo Sinteps, a Secretaria de Gestão e Governo Digital devolveu à instituição o projeto de revisão da carreira elaborado pela Superintendência, pedindo “adequações”, que ainda não são públicas. Apesar de haver se comprometido a divulgar o conteúdo deste documento à categoria e ao Sindicato, o professor Clóvis Dias ainda não cumpriu a palavra, limitando-se a criar um grupo de trabalho, na véspera do dia de luta, para dar “continuidade na elaboração de propostas e acompanhamento do processo de reestruturação do Plano de Carreira dos servidores do Ceeteps, objetivando atender a atual realidade da autarquia” (clique para conferir).

O Sinteps cobra a divulgação e o envolvimento da categoria nessa discussão. De antemão, adiantamos que não vamos aceitar a inclusão de “pagamento por subsídios” (o ‘modelo’ preferido do governo Tarcísio!), não vamos abrir mão da valorização dos técnico-administrativos e da jornada docente.

CD do Sindicato reúne-se em 24/7. Agosto vai ter congresso

O Conselho Diretor (CD) do Sinteps (diretorias executiva, regional e de base) estará reunido no dia 24/7/2025 para discutir e aprovar novos passos para a luta pela carreira.

Em agosto, teremos o 9º Congresso dos Trabalhadores do Centro, uma atividade muito importante para a discussão dessa histórica reivindicação e, também, do conjunto das reivindicações da categoria. É no congresso que os delegados e as delegadas, eleitos nas unidades, reúnem-se por vários dias para discutir a conjuntura, aprovar planos de luta e formas de envolver toda a categoria e avançar! Fique de olho nos materiais de divulgação do congresso, que trarão as datas, regras de participação, temas, calendário para envio de teses e contribuições etc.

O último congresso da categoria aconteceu em 2017 e foi nele que aprovamos a nossa proposta para a revisão da carreira, que foi fundamental para subsidiar a luta (saiba mais sobre o 8º Congresso em sinteps.org.br/institucional/trajetoria/congressos). Os sucessivos imbróglios judiciais decorrentes das eleições na entidade impediram que outros congressos ocorressem nos anos posteriores. Agora é hora de avançar!

Tarcísio, o reajuste e o golpe (mais um) no funcionalismo

Após conceder um mísero reajuste de 5% para o funcionalismo paulista – aí incluídos os trabalhadores do Centro – o governo Tarcísio esmerou-se para ampliar o ataque. No projeto de lei complementar (PLC 12/2025), que enviou à Assembleia Legislativa em 30/42025, deixou explícito que o reajuste só seria aplicado no primeiro mês subsequente à sanção pelo governador.

Embora o PLC 12/2025 tenha sido aprovado pela Alesp em 13/5/2025, Tarcísio deixou para sancionar a medida (por meio da Lei Complementar 1.425) em 2/6/2025. Assim, o reajuste será aplicado somente a partir de 1/7/2025, a ser pago nos holerites de início de agosto. Ele é válido para todos da ativa e aposentados com paridade.

Importante lembrar que o último reajuste havia sido concedido em 2023. Portanto, os 5% não repõem as perdas inflacionárias dos últimos dois anos: de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ela foi de 4,52% em 2023 e de 4,83% em 2024.

Na Pauta de Reivindicações que o Sinteps entregou no início de março à Superintendência do Centro Paula Souza e ao governo, a reivindicação salarial para este ano é de 14,98% para todos e plano para reposição de perdas anteriores. Os 14,98% correspondem à soma do reajuste do Piso Nacional do Magistério em 2025 (6,27%) + o reajuste não concedido no ano anterior (8,2%). Chega de desrespeito, Tarcísio!

Sinteps participa de plebiscito nacional pelo fim da escala 6X1, isenção do IR e taxação dos super ricos

O Sinteps vem participando, junto com dezenas de entidades sindicais e populares, da organização do ‘Plebiscito Popular’ em todo o país, para ouvir a opinião de trabalhadores e trabalhadoras sobre temas fundamentas para a sociedade brasileira:

  • A redução de jornada de trabalho sem redução de salário;
  • O fim da escala 6×1 e
  • A isenção de pagamento de imposto de renda (IRPF) para quem ganha até R$ 5 mil por mês, compensando pelo aumento da taxação para quem ganha mais de R$ 50 mil mensais.

O Plebiscito trata de justiça tributária e qualidade de vida e é por isso que o Sinteps irá participar na coleta de votos, com urna na sede do Sindicato. A campanha começa em 1º de julho e irá até 7 de setembro. Em breve, divulgaremos mais detalhes da campanha.

Informações gerais sobre o plebiscito podem ser conferidos em https://www.instagram.com/plebiscitopopular/

A gente não quer só comida

A vida não é só trabalho! Aproveite os convênios com descontos exclusivos para lazer, saúde e educação.

Lazer

Lazer

Hotéis, pousadas e passeios para toda a família

Leia mais
Educação

Educação

Graduações, pós, cursos livres e de idiomas em várias áreas

Leia mais
Saúde

Saúde

Descontos em convênios médicos, odontológicos e farmácias

Leia mais Saúde
Home

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta 
09h00 ~ 18h00

Menu Serviços

Menu Benefícios

Image

Meu portal