CD do Sindicato lança abaixo-assinado e indica mobilização para cobrar o compromisso assumido pelo presidente do Centro. Reajuste salarial com base no Piso Nacional para todos estará em destaque também
A primeira reunião do Conselho Diretor (CD) do Sinteps após a realização do 9º Congresso da categoria aconteceu em 15/9 e teve como eixo central o debate sobre os temas de maior interesse da categoria neste momento.
O CD reúne diretores de base, regionais e da Executiva do Sindicato, e tem como papel debater e apresentar indicativos de organização e mobilização aos trabalhadores do Centro.
Após uma avaliação positiva do Congresso e de uma análise da conjuntura atual – em que o governo Tarcísio de Freitas desfere seguidos ataques contra os serviços públicos e o funcionalismo –, os presentes na reunião do CD do Sinteps indicam à categoria adotar como eixos neste momento as lutas pela carreira e por reajuste salarial, com as iniciativas a seguir:
1) Carreira: Cumpra a palavra, Prof. Clóvis
A revisão da carreira, que inclui temas decisivos para os trabalhadores do Centro (a revisão das tabelas salariais, a instituição da jornada docente, entre outros) segue sendo um grande anseio. Como tínhamos divulgado, o governo devolveu ao Centro o projeto que a instituição elaborou e pediu "mudanças", que não foram divulgadas à categoria. Em reunião com o Sinteps, o Prof. Clóvis Dias, presidente do Centro, disse que sua equipe estava trabalhando nisso e que, provavelmente, até final de julho tudo seria divulgado à comunidade e ao Sindicato, o que não ocorreu. Em 25/8, uma comissão de diretores do Sinteps foi recebida pelo Prof. Clovis e assessores (clique aqui para ver matéria) e, diante da cobrança sobre a divulgação da proposta com as “mudanças” pedidas pelo governo, ele se comprometeu a fazê-lo em meados de setembro. Até a data de fechamento desta matéria, em 16/9, isso não ocorreu; nos últimos dias, o presidente do Centro não respondeu mais às cobranças do Sinteps.
Considerando o risco de que sejamos pegos de surpresa com o envio ao governo de uma proposta sem conhecimento prévio da categoria e do seu sindicato representativo, a reunião do CD do Sindicato aprovou:
- Solicitar, por ofício, a inserção de dois representantes do Sindicato na comissão
Na véspera de um novo dia de mobilização e paralisação convocado pelo Sinteps para 6/6/2025, a direção do Centro criou um grupo de trabalho, por meio da Portaria Ceeteps 4.478/2025, nomeando 12 pessoas para dar continuidade à elaboração da reestruturação da carreira e contemplar as “mudanças” indicadas pelo governo. Nesta comissão, além dos representantes do Centro (CETEC, CESU, Recursos Humanos), há um indicado do Comitê de Diretores de FATECs e um do Comitê de Diretores de ETECs, bem como um docente de FATEC. Não há representação dos servidores administrativos, dos professores de ETECs e do Sinteps.
Por meio de ofício, o Sinteps está reivindicando que os dois segmentos sejam representados, bem como a entidade sindical.
- Abaixo-assinado solicitando urgente divulgação da proposta
A luta pela revisão da carreira teve início em 2014, quando uma forte greve da categoria conseguiu aprovar o plano que está em vigor até hoje. Desde então, tudo o que não foi conquistado naquele momento passou a ser reivindicação do Sindicato. A partir das propostas aprovadas em seu 8º Congresso, em 2017, o Sinteps ampliou a defesa da jornada docente, da melhoria significativa das tabelas salariais (com destaque para os técnico-administrativos), da manutenção de direitos (como a sexta-parte), da inclusão de benefícios (como o plano de saúde, um vale alimentação próprio etc.), entre outros.
Foi necessária muita mobilização, inclusive com greves (de 10 dias, em 2023, e várias de um dia em 2024), para que a revisão da carreira começasse a ser realidade e surgisse uma proposta da instituição.
Neste momento, queremos conhecer a proposta do Centro com as “mudanças” pedidas pelo governo. É direito da categoria e de sua entidade representativa saber o que contém o texto que será devolvido ao governo. Sem acesso ao conteúdo da proposta, estaremos arbitrariamente alijados do debate de itens fundamentais para os trabalhadores da instituição.
Assine e passe adiante o abaixo-assinado com essa reivindicação.
- Outras medidas
Para mobilizar a categoria, já antevendo que teremos que pressionar bastante não só para ter conhecimento da proposta, mas também cobrar mudanças do interesse da categoria e exigir que tramite rápido até a Assembleia Legislativa, o Sinteps produzirá uma série de materiais visuais. Aguarde!
2) Reajuste para todos: Com esse salário não dá!
A reunião do CD do Sinteps, em 15/9, aprovou a retomada da campanha pela concessão de reajuste salarial a todos os segmentos da categoria. Os professores, auxiliares docentes e funcionários administrativos das ETECs e FATECs estão com os salários e benefícios arrochados há anos. Na Pauta 2025, que apresentamos à direção do Centro e ao governo em março, a reivindicação salarial é baseada nos reajustes do Piso Nacional do Magistério, que passou a ser a nossa referência em termos de índice salarial. Ela é composta de um percentual linear para todos (14,98%, relativo ao índice de reajuste do Piso em 2024 e 2025) e da reposição de perdas anteriores, para voltarmos ao poder de compra que os salários tinham em 2011 (em breve, vamos divulgar esses números e outras informações).
Além disso, queremos que o Centro cumpra corretamente a Lei do Piso para os docentes de início de carreira. Assim como faz na rede estadual, o governo paga as diferenças para estes professores na forma de abono e não de salário, o que é uma grande picaretagem.
Sem a melhora dos salários, além de impor arrocho aos seus trabalhadores, o Centro sabe que não consegue mais contratar novos profissionais.
Deputada faz requerimento ao secretário de CTI
A pedido de diretores do Sinteps, que estiveram reunidos com a equipe da deputada Thainara Faria estadual (PT/SP), a parlamentar fez um Requerimento de Informação, dirigido ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan. No documento, ela faz três perguntas:
1. Considerando que a Lei nº16.919. de 28 de dezembro de 2018, autorizou o Poder Executivo a criar o Programa de Bolsa de Permanência a estudantes de graduação tecnológica das Faculdades de Tecnologia - FATECs e Escolas Técnicas - ETECs do Centro Paula Souza - Ceeteps, qual a previsão de regulamentação e implementação do programa diante da emergencial demanda apresentada pelos estudantes?
2. Considerando a defasagem do plano de carreira dos servidores do Centro Paula Souza - Ceeteps, qual a previsão de revisão a partir das contribuições feitas pela categoria? Existe uma minuta de revisão do plano carreira em elaboração?
3. Qual a previsão orçamentária para futuras reformas e manutenção dos prédios das ETECs e FATECs, devido à situação precária que se encontram?
No dia 8/9, o Sinteps foi recebido pela assessoria da deputada Thainara Faria (PT), líder da minoria na Alesp, para falar sobre as reivindicações dos trabalhadores do Ceeteps, orçamento da instituição e outros
Moção de aplauso aos aposentados e às aposentadas
Por sugestão do diretor de base Felipe Roberto Martins, da ETEC de Suzano, a reunião do CD do Sinteps em 15/9 aprovou uma moção de aplausos aos aposentados e às aposentadas do Centro Paula Souza, que seguem atuantes nas mobilizações da categoria. No 9º Congresso, eles e elas tiveram participação expressiva, debatendo e apresentando propostas, sempre na luta junto com o pessoal da ativa!


