Instituição acatou pedido de criação de mesa permanente de negociação entre as partes
Representantes do Sinteps participaram de uma reunião com a presidência do Centro Paula Souza em14/5/2026, tendo como pauta principal a campanha de data-base dos trabalhadores da instituição e a necessidade de construção de um processo permanente de negociação entre Sindicato e administração.
Pelo Centro, estavam presentes o professor Clóvis Dias, presidente, e o professor Marcelo Capuano, Coordenador Geral de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico. Pelo Sinteps, Fernando José Salvador Pedro, Paulo Murger, Rafael Macedo, Felipe Chadi e Marcos José de Abreu.
Durante a reunião, os representantes do Sinteps discutiram as respostas dadas às reivindicações da categoria, relacionadas à data-base, destacando a necessidade urgente de valorização salarial dos trabalhadores do Centro Paula Souza diante das perdas acumuladas nos últimos anos e direitos previstos na legislação e não aplicados na instituição. O Sindicato ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos servidores em razão da defasagem salarial e do aumento do custo de vida, reforçando a importância de que a instituição e o governo do estado avancem em medidas concretas de recomposição salarial.
Ao longo da conversa, foram debatidas as limitações orçamentárias e administrativas enfrentadas pela autarquia, bem como a importância de construção de canais institucionais permanentes de diálogo, que permitam o acompanhamento contínuo das demandas da categoria e das pautas relacionadas às condições de trabalho, auxílio alimentação, revisão de carreira e financiamento institucional.
A respeito da devolutiva da revisão da carreira, o presidente Clóvis não apresentou as modificações da minuta realizadas pela Secretaria de Gestão e Governo Digital e que, atualmente, foi devolvida para o Centro. O tema será objeto de discussão com a direção do Sindicato e a subsecretaria de Gestão de Pessoas em reunião prevista para o dia 19/5, agendada por intermédio da deputada estadual Professora Bebel.
Como principal encaminhamento da reunião, ficou acordada a implementação de uma mesa permanente de negociação entre o Sinteps e o Centro Paula Souza, com o objetivo de garantir um espaço contínuo de diálogo sobre as reivindicações dos trabalhadores e os desafios enfrentados pela instituição. A formalização será feita nos próximos dias.
Para os representantes do Sinteps, a criação da mesa permanente representa um avanço importante na relação institucional entre as partes, permitindo que as demandas da categoria possam ser discutidas de forma mais sistemática, transparente e contínua.
Denúncias recebidas
A direção do Sindicato aproveitou o momento para cobrar respostas para as diferentes denúncias que vem recebido, entre elas, a unificação, no mesmo espaço, das ETECs Dona Escolástica Rosa e Aristóteles Ferreira e FATEC Rubens Lara em Santos. Sobre o assunto, a presidência do Centro afirmou que não irá realizar essa junção, que os editais divulgados serão refeitos e que as unidades continuarão com sua autonomia pedagógica e administrativa.
Atribuição de aulas e manutenção de horário
Sistematicamente, o Sindicato tem recebido reclamações e denúncias de docentes, em especial das ETECs, sobre atribuição de aulas e execução do horário. Mesmo que já estejamos em maio, não são poucos os casos de unidades com aulas ainda não atribuídas, professores que estão sendo induzidos à redução voluntária de aulas para se adequarem aos horários de onde trabalham e estudantes sem aulas.
A gravidade do tema, demonstrada pelo Sinteps, motivou o presidente do Centro a criar uma metodologia para recebimento e correção dos apontamentos:
Todas as denúncias relacionadas ao tema e os prejuízos que os professores têm tido com atribuição de aulas serão direcionadas pelo Sinteps pelo canal ‘Fala SP’, de forma a sistematizar e apontar as falhas e correções possíveis. Também é uma ferramenta para que possamos cobrar a atuação da presidência.
Atualização das certidões e contagem de tempo da pandemia
Aproveitando a ocasião, os diretores do Sindicato conversaram com Vicente Mellone, Coordenador Geral de Gestão de Pessoas. Entre os assuntos discutidos está a contagem do tempo de pandemia, autorizada desde janeiro de 2026, para incluir pagamento de adicionais de tempo de serviço e sexta-parte retroativos a janeiro de 2026 para aqueles que já cumprem os requisitos.
Embora as unidades já tenham sido comunicadas para proceder com a atualização, Mellone reconhece que a falta de funcionários e a sobrecarga de trabalho têm atrasado o andamento das atualizações. No entanto, afirmou que não há qualquer orientação para que as contagens sejam suspensas em virtude de processos seletivos em andamento ou outras tarrefas. O Sinteps irá direcionar ao Centro todos os casos de denúncias que receber, por meio do e-mail
Auxílio transporte para os servidores estatutários
Desde a mudança na forma de desconto do direito ao auxílio transporte dos trabalhadores autárquicos, efetivada em agosto do ano passado, o Sinteps vem reunindo holerites e outros documenos que comprovem os prejuízos que essa importante parcela de servidores teve com a nova forma de contratação de cargos comissionados de modo a judicializar a situação. A medida teve consequências diretas para aqueles que, há décadas, possuem um direito herdado do período em que o Centro era mais próximo da Unesp.
Mellone explicou que, com o Parecer 11/2025 da PGE, os ocupantes de funções em confiança retornaram à matrícula e ao regime de contratação original. Argumentamos que tal medida possibilitaria diminuir o impacto financeiro para a instituição e proporcionar o retorno à modalidade anterior, de forma a beneficiar os servidores. A matéria segue para discussão judicial e o Sinteps informará à categoria os próximos encaminhamentos.
Bibliotecários
As denúncias que os/as bibliotecários/as trouxeram ao Sinteps também fizeram parte da reunião. Os diretores do Sindicato reforçaram que, além da questão salarial, é necessário agir para corrigir os desvios de função do espaço das bibliotecas nas unidades e o desvio das atividades dos profissionais que ali trabalham, bem como se adequar à legislação específica. Os representantes do Centro concordaram em apurar as denúncias e retomar de forma específica a pauta em nova oportunidade.


