Notícias

SINTEPS aprova calendário de mobilização e debate permanência estudantil

SINTEPS aprova calendário de mobilização e debate permanência estudantil

Sindicato dos trabalhadores do Centro Paula Souza define mobilização para setembro e prioriza defesa da carreira e da data-base após recuo do governo estadual nas negociações

O Conselho Diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (SINTEPS) aprovou, em reunião realizada na quinta-feira (18), um calendário de mobilização que prevê votação de estado de greve em setembro de 2026, com perspectiva de paralisação nos dias de matrícula do primeiro semestre de 2027 e greve por tempo indeterminado após o carnaval do mesmo ano. A decisão foi aprovada por maioria de votos e ocorre em meio a um impasse nas negociações sobre o plano de carreira da categoria com o governo estadual.

O presidente Fernando Salvador relatou que avanços obtidos em rodadas anteriores de discussão entre o SINTEPS e o Centro Paula Souza foram desconsiderados pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas do Estado de São Paulo, fazendo a proposta retornar a um estágio inicial de negociação. Entre os pontos mais sensíveis está a proposta governamental de remuneração por parcela única, acompanhada da supressão de direitos como sexta-parte e quinquênios. O sindicato comprometeu-se a obter parecer jurídico sobre a legalidade da medida para empregados celetistas.

O Conselho também debateu a crise de permanência estudantil nas Fatecs e Etecs e seus impactos diretos sobre os trabalhadores e trabalhadoras. A evasão de alunos leva ao fechamento de cursos, o que resulta em redução de carga horária e demissão de profissionais. Membros da direção relataram ainda que, em algumas unidades, docentes chegam a fazer arrecadações entre si para custear inscrições de candidatos no vestibulinho e evitar o encerramento dos cursos por baixa demanda, prática descrita como recorrente.

Pela primeira vez na história das Fatecs, serão disponibilizadas mil bolsas estudantis por meio da Fapesp. Apesar de reconhecer o avanço, o Conselho avaliou que o número é insuficiente diante do universo de estudantes da instituição. Por aclamação, os diretores aprovaram uma campanha pela regulamentação das bolsas do Centro Paula Souza previstas em lei aprovada em 2018, mas que nunca foram implementadas, além de buscar aproximação com o movimento estudantil organizado para construir pautas conjuntas.

Na pauta da data-base, Fernando Salvador informou que o Centro Paula Souza tem demorado para constituir a mesa permanente de negociação. Após longa tramitação interna, a instituição propôs apenas uma reunião preliminar para discutir metodologia e periodicidade da mesa, sem avançar na pauta substantiva. O Conselho aprovou, por maioria, a defesa simultânea da revisão da carreira e da data-base 2027 como eixo político central das mobilizações.

Entre os informes gerais e demais assuntos, a diretoria apresentou o novo jornalista responsável pela comunicação do SINTEPS e anunciou a elaboração de uma cartilha e de um curso de formação destinados aos diretores de base. Também alertou os trabalhadores sobre golpes praticados por falsos advogados em torno das ações judiciais que discutem a devolução de descontos indevidos de INSS e Imposto de Renda sobre o Bônus Mérito, esclarecendo que os descontos previdenciários não voltarão a ocorrer em razão de decisão judicial favorável já obtida, mas que a restituição dos valores ainda aguarda julgamento definitivo.

Sobre o engajamento e participação nos encontros, o presidente do SINTEPS destaca a relevância dos encontros. “É sempre importante que os membros participem das reuniões do Conselho Diretor, que é um espaço onde a categoria decide seus rumos. Toda voz é ouvida e buscamos sempre nos fortalecer para nossa representação nas mesas de negociação com o governo e com o Centro Paula Souza”, finaliza Salvador.

DSC05862
previous arrow
next arrow
DSC05862
DSC06295
DSC06289
DSC05845
DSC06287
DSC06299
DSC05859
DSC06286
previous arrow
next arrow

A gente não quer só comida

A vida não é só trabalho! Aproveite os convênios com descontos exclusivos para lazer, saúde e educação.

Lazer

Lazer

Hotéis, pousadas e passeios para toda a família

Leia mais
Educação

Educação

Graduações, pós, cursos livres e de idiomas em várias áreas

Leia mais
Saúde

Saúde

Descontos em convênios médicos, odontológicos e farmácias

Leia mais Saúde
Home

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta 
09h00 ~ 18h00

Menu Serviços

Menu Benefícios

Image

Meu portal