Trabalhadores das ETECs e FATECs podem se juntar às caravanas da Apeoesp rumo a São Paulo. Manifestação vai unificar entidades da educação paulista em luta contra o desmonte e em defesa de direitos. No Centro, carreira é o mote central
Reunido em 22/5, o Conselho Diretor (CD) do Sinteps – que reúne os diretores da Executiva, regionais e de base – fez um balanço das atividades de 19/5, dia de greve e de audiência pública na Assembleia Legislativa (Alesp). Na avaliação de todos, o dia alcançou seus objetivos e foi vitorioso. Pouco antes, em 16/5, um primeiro fruto do movimento aparecia: o anúncio de pagamento do bônus para 23/5.
O plenário Teotônio Vilela, na Alesp, ficou repleto de trabalhadores e estudantes do Centro Paula Souza, parlamentares e entidades convidadas, que acompanharam a audiência pública “Situação atual das ETECS e FATECS - Desafios e perspectivas”, organizada pelo mandato da deputada Bebel a pedido do Sinteps. Vários presentes fizeram denúncias e colocaram nossos problemas em evidência, num verdadeiro show de garra e disposição de luta (Confira os trechos de destaque na playlist elaborada pelo Sindicato, em https://tinyurl.com/AudienciaTrechos. A íntegra está em https://tinyurl.com/AudSinteps)
Ao final da audiência pública, a deputada Bebel convidou nossa categoria a se somar num ato unificado do funcionalismo público da educação, em 6 de junho, sexta-feira, a partir das 16h, no vão livre do MASP, na Av. Paulista, em São Paulo. Nesse dia, os professores e as professoras da rede estadual devem paralisar o trabalho em todo o estado.
A reunião do CD do Sinteps considerou o convite importante e aprovou indicar aos trabalhadores das ETECs e FATECs um novo dia de greve nas unidades para 6 de junho. A dica é nos juntarmos às caravanas da Apeoesp que estarão saindo de dezenas de cidades, em todo o estado, rumo ao ato público na capital.
Será o nosso terceiro dia de greve este ano, dentro de uma mobilização crescente e que deve culminar numa grande greve da nossa categoria quando o projeto da carreira chegar à Alesp.
Atenção às orientações
As unidades devem realizar assembleia até 5 de junho para definir sua posição sobre a nova greve em 6 de junho.
Assim como fizeram nas greves anteriores, os diretores do Sinteps vão visitar o maior número possível de unidades. Como a base é muito extensa, os trabalhadores também podem ajudar na mobilização, promovendo as assembleias onde não for viável a presença dos diretores sindicais. Para isso, todos os subsídios estão no site, em “Greve em 6/6/2025”. A ata/lista de presença deve ser enviada para
Os que desejarem participar do ato na capital devem procurar as subsedes da Apeoesp para se integrar às caravanas.
Nossas reivindicações centrais são:
- Revisão da carreira: Já sabemos que a Secretaria de Gestão e Governo Digital devolveu o projeto à Superintendência, pedindo “adequações”, que ainda não são públicas. O Sinteps cobra a divulgação e envolvimento da categoria nessa discussão – assim como o superintendente, prof. Clovis Dias, comprometeu-se a fazer. De antemão, adiantamos que não vamos aceitar a inclusão de “pagamento por subsídios”, não vamos abrir mão da valorização dos técnico-administrativos e da jornada docente.
- Reajuste salarial: Os míseros 5% já foram sancionados pelo governador e devem ser aplicados em julho. O Sinteps insiste na necessidade de negociação do índice reivindicado pela categoria na Pauta deste ano (14,98% para todos e instituição de uma política de reposição de perdas).
- Garantia de investimentos e manutenção: Como ficou explícito nos muitos depoimentos na audiência pública de 19/5 (e nas seguidas denúncias que o Sinteps vem fazendo), é grande o número de unidades que funcionam com infraestrutura precária, algumas com riscos à segurança da comunidade. É hora de o governador transformar discurso em prática! Se há problemas em sua unidade, envie relato para
Audiências do orçamento: mais um espaço de defesa da nossa pauta
Já estão acontecendo as audiências públicas virtuais para discussão do orçamento do estado em 2026. Como faz todos os anos, o Sinteps participa para defender as reivindicações e propostas dos trabalhadores do Centro Paula Souza, com destaque para a revisão da carreira. Convidamos TODA A CATEGORIA a participar:
As propostas que estamos defendendo neste ano são:
1) R$ 540 milhões para revisão e melhoria da carreira dos trabalhadores do Centro Paula Souza;
2) R$ 55 milhões para implantação do plano de saúde institucional do Centro Paula Souza;
3) Dotação Orçamentária de 3,3% do ICMS cota-parte estadual para o Centro Paula Souza.
Clique aqui e veja as datas e mais orientações.


