Confira análise do Sinteps sobre informações no CD de 19/9 sobre bônus e revisão da carreira
A direção do sindicato esteve presente na reunião do Conselho Deliberativo realizada em 19 de setembro, ocasião em que foi feita uma apresentação a respeito da proposta da minuta de carreira. Tema que tem mobilizado e causado apreensão em toda a categoria de trabalhadores.
Aproveitamos o momento para questionar a respeito do outro mistério que tem rondado nossa instituição: e o bônus?
Pagamento do Bônus Resultado
Segundo a superintendência, houve um erro técnico de diagramação no documento necessário para a liberação do bônus e não há previsão de data para o pagamento do bônus resultado. No entendimento do sindicato, continuamos com um governo Pinóquio e incompetente, que usou a FETEPS para palanque eleitoral. Dinheiro que é bom, nada.
Sobre o plano de carreira
Foi feita uma apresentação pela professora Sabrina Rodero para os conselheiros, para que eles tenham mais elementos quando analisarem a minuta, que segundo a professora Laura Lagana, já estava em mãos dos conselheiros e que será encaminhada para toda as unidades e o sindicato ainda hoje (19/09).
A direção do sindicato reclamou da falta de transparência com a comunidade, real interessada na carreira e da demora em iniciar a tramitação para que a carreira se materialize ainda este ano.
Pela apresentação que foi realizada, o sindicato avalia e já propôs à superintendência que a implantação da carreira dos administrativos se dê em fase única, em razão do baixo impacto financeiro em comparação com a implantação dos docentes de Etec e de Fatec. Tal medida faria justiça com os trabalhadores técnico-administrativos, que foram relegados ao segundo plano na carreira de 2014.
A outra novidade apresentada diz respeito aos auxiliares docente, que serão uma carreira em extinção. Em seu lugar, existirá o profissional “técnico de educação profissional e tecnológica”. O sindicato considera que a diferença não é meramente a nomenclatura, reflete em uma mudança das atribuições devidas ao profissional, distante da atividade pedagógica inerente à função hoje.
Sobre a situação dos cargos comissionados, ela não foi apresentada durante a reunião, pois os profissionais serão abarcados pelas mudanças da Resolução Conjunta CC/SGGD1, de 28 de agosto de 2024, regulamentando o Decreto 68742, de 5 de agosto de 2024; a resolução prevê até o dia 30 de setembro para as secretarias e autarquias apresentarem sua adequação. Segundo a superintendência, houve um consenso pela diminuição da faixa salarial dos comissionados para reduzir as demissões, todavia elas ocorrerão.
Atenção: A direção do sindicato alerta que a apresentação da proposta da minuta do Centro Paula Souza não inicia sua tramitação! É hora dos trabalhadores se inteirarem do texto e acompanharem as orientações do seu sindicato, somente com mobilização e luta a carreira que queremos se concretizará! Até o fechamento do texto, a direção do sindicato não havia recebido os slides da apresentação, nem a minuta.


