Em 10 pontos, princípios fundamentais em defesa da educação pública e de qualidade para todos e todas
O Fórum Municipal de Educação da cidade de São Paulo, integrado por 88 entidades que atuam em defesa da educação, entre elas o Sinteps, lançou carta aberta à população paulistana e às candidaturas que disputam o pleito na maior cidade do país. Em 10 pontos, o FME sintetiza as principais reivindicações relacionadas à educação pública e de qualidade ao alcance de todos e todas.
O Fórum é uma instância de participação democrática e popular, composta por educadoras e educadores, integrantes do quadro de apoio da educação, gestores públicos, entidades sindicais, organizações civis e múltiplos movimentos sociais, promovendo discussões, propostas e projetos para a formação da educação e da cidadania. O Sinteps é representado no FME por seus diretores Felipe Chadi e Paulo Murger.
Embora voltados à educação paulistana, os pontos se adequam à realidade de todos os municípios e podem ser usados pelos movimentos locais para ampliar o debate com as candidaturas.
Entre os pontos, estão o compromisso com o combate às desigualdades, ao racismo e todos os tipos de discriminação; a valorização do trabalho docente e de todo o quadro de apoio em relação a salários, direitos, saúde e outros; a garantia de recursos públicos e a rejeição às terceirizações e às privatizações; uma agenda comprometida com a saúde mental da comunidade escolar; o fim da militarização das escolas; ampliação das instâncias de participação democrática da comunidade na gestão das escolas, entre outras.


