A diretoria do SINTEPS repudia e condena a invasão e os ataques covardes que ocorreram na tarde da quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, na sede central do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, a APEOESP.
A ação, promovida por vereadores do PL das cidades de Guarulhos e da Praia Grande, configura um flagrante episódio de ataque à autonomia e falta de respeito com os trabalhadores da educação em nosso estado. Esse episódio, que busca tão somente a espetacularização, likes e engajamento nas redes sociais, é uma afronta ao movimento sindical e àqueles que defendem a educação.
O SINTEPS reitera seu total apoio e solidariedade à APEOESP e a toda a categoria de professoras e professores representados por esta entidade irmã e parceira nas lutas pela defesa da educação pública e a democracia em São Paulo.
Não toleraremos ataques às entidades sindicais e ao direito à associação dos trabalhadores. Exigimos que os respectivos envolvidos sejam indiciados pelos órgãos policiais e que a Justiça atue com rigor no julgamento e na punição dos envolvidos: mandato parlamentar não pode ser sinônimo de impunidade!
Seguiremos sempre na luta.
São Paulo, 15 de janeiro de 2026.
Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza – Sinteps


