Questionário do Sinteps é simples e rápido. Objetivo é ouvir os trabalhadores sobre a proposta do Centro para a revisão da carreira.
Questionário do Sinteps é simples e rápido. Objetivo é ouvir os trabalhadores sobre a proposta do Centro para a revisão da carreira e preparar as emendas para quando o projeto chegar à Alesp
O Sinteps fez uma primeira análise do projeto de revisão da carreira apresentado pelo Centro, e confrontou o conteúdo com a proposta da entidade, construída ao longo de vários congressos e discussões na base da categoria.
Agora, o Sindicato quer saber o que os trabalhadores avaliaram sobre a proposta do Centro. Com esses subsídios, serão elaboradas as emendas a serem defendidas na Assembleia Legislativa quando chegar o momento. Você vai levar poucos minutos para participar! Entre em https://forms.gle/Rq2JvLKEdMcKy4o77 e dê sua contribuição a este importante tema para a categoria.
Luta pela revisão começou logo após implantação da carreira, em 2014
No início de 2014, após muita enrolação e anos de mobilização liderada pelo Sinteps, tudo levava a crer que a nova carreira continuaria nas gavetas do governo. Mas aquele foi o ano com a maior greve da história da categoria em termos de adesão, o que mudaria esse cenário. Iniciada em 17/2 e encerrada em 28/3, a greve chegou a ter 110 ETECs e FATECs paralisadas, entre elas as maiores. Como produto da luta, o Sinteps conseguiu emplacar três emendas no projeto que chegou à Assembleia Legislativa, entre elas a contagem de efetivo exercício (tempo de serviço) para todos os trabalhadores (antes, os técnico-administrativos estavam de fora), o que garantiu reajuste salarial expressivo no ano seguinte.
A luta por melhorias na carreira aprovada começou logo em seguida. Mas foi na data-base de 2019 que o Sinteps conquistou a criação de uma comissão do Centro para a discussão da reestruturação da carreira conquistada pela greve da categoria em 2014. E foi em 2023, após uma nova greve da categoria, que finalmente vimos uma proposta do Centro para a revisão.
Prepare-se para a luta! Sem carreira, não começamos o semestre letivo
Apenas com a mobilização e a forte greve de 2014 é que o plano desengavetou e foi aprovado. Hoje, a situação não é diferente!
Fique atento às divulgações e orientações do Sindicato! Somente com mobilização e luta a carreira que queremos se concretizará!
Todos os materiais estão no site, na seção “Revisão da Carreira”, em “Fique por dentro”. Clique aqui para conferir:
- Minuta do projeto apresentado pelo Ceeteps
- Exposição de motivos
- Slides apresentados na reunião do CD do Centro em 19/9/2024
- Análise da Diretoria Executiva sobre a proposta do Centro.
- Análise complementar (do diretor Renato de Menezes Quintino)
Sinteps pede audiência com novos dirigentes do Centro
O Sinteps enviou ofício ao novo superintendente e ao vice, respectivamente os professores Clóvis Dias e Maycon Geres, recém-empossados. A entidade solicita agendamento de uma reunião o quanto antes para tratar dos assuntos de interesse da categoria, como a tramitação da revisão da carreira, Vestibular/Vestibulinho e outros.


