face twitter youtube instagram

Concurso para técnico-administrativo: Sinteps questiona Centro sobre chamada de aprovados

Após longo período sem contratações e quase estrangulamento do funcionamento das unidades, o governo estadual finalmente autorizou a abertura de concurso para a contratação de servidores técnico-administrativos no Centro Paula Souza, processo deslanchado em 2022.

Já de início, o Sinteps criticou o número pequeno de vagas abertas (1.121), bastante inferior à necessidade das ETECs e FATECs. Segundo levantamento feito pela entidade sindical, seriam necessários ao menos 3 mil novos servidores para dar conta da demanda.

O concurso seguiu em frente e, em meados de 2023, começaram a ser chamados os aprovados, num processo moroso e aquém da urgência vivida nas unidades.

Para saber a real situação das convocações e, também, para responder às dúvidas que chegam, o Sindicato enviou ofício à URH do Centro. Confira o teor: 

..................... 

Ofício 1/2024 – SINTEPS

 

São Paulo, 2 de fevereiro de 2024.

 

Ilmo. Sr. Vicente Mellone Júnior,

Coordenador Técnico da Unidade de Recursos Humanos (URH) do Ceeteps. 

 

O Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps) vem recebendo algumas dúvidas relativas ao concurso para preenchimento das 1.120 vagas para servidores técnico-administrativos, conforme previsto no Edital de Abertura nº 001/2022.

Tendo em vista o elevado interesse dos aprovados no concurso, bem como das unidades que foram contempladas com vagas, solicitamos que nos forneçam as seguintes informações: 

  1. Qual é a situação, na presente data, em relação à convocação dos aprovados? Quantas vagas já foram preenchidas, considerando a abertura de 887 para Agente Técnico e Administrativo, 227 para Analista de Suporte e Gestão (Bibliotecário), 6 de Especialista em Planejamento Educacional, Obras e Gestão (sendo 1 na área financeira, 2 na área jurídica, 1 engenheiro civil e 2 engenheiros de segurança do trabalho)?

  2. Em relação às vagas já preenchidas, quantas o foram por meio da lista da unidade, quantas por meio da lista regional e quantas por meio da lista geral?

  3. Qual é a orientação dada pela URH do Ceeteps aos diretores de serviço administrativo quanto à convocação dos candidatos aprovados? Cada convocação depende de autorização específica?

  4. Como está a situação das unidades onde já foram preenchidas as vagas, mas o servidor desistiu ou pediu demissão? A unidade pode chamar imediatamente o próximo aprovado? Nesta dúvida específica, o Sinteps recebeu queixas de que o servidor convocado desistiu há meses, mas até agora não há convocação do próximo aprovado (um exemplo é a ETEC Diadema).

 

Aguardando retorno, despedimo-nos atenciosamente,

 

Silvia Elena de Lima, Presidente do SINTEPS