face twitter youtube instagram

Novidade de mau gosto: Coordenadores são “encarregados” de espionar docentes em salas de aula. Isso é assédio!

O Sinteps recebeu várias denúncias de docentes chocados com a “novidade” que surgiu nas reuniões pedagógicas neste início de fevereiro. Os coordenadores estão sendo incumbidos de fazer “Observação Direta das Aulas”, para observar diversos aspectos da atividade docente.

Ora, qual é a base desta iniciativa? Vigiar os professores em sala de aula não parece ser o caminho para solucionar eventuais problemas didáticos, de conteúdo, de relação com os alunos etc. Se há problemas, é preciso abrir canais democráticos para que os envolvidos se manifestem e sejam auxiliados, se necessário. É evidente que a “espionagem” é constrangedora não só para os docentes, mas também para os coordenadores. Uma prática que pode ser configurada como assédio moral.

O Sinteps está questionando a Superintendência do Centro Paula Souza sobre essa medida. Queremos saber onde está a legislação que respalda esse absurdo.

Assinatura de ponto no planejamento

O Sinteps também recebeu questionamentos de docentes de algumas FATECs. As direções estão solicitando aos professores que assinem o ponto na semana de planejamento, mesmo em horários em que não existam atividades presenciais.

No entender do Sindicato, esse procedimento é incorreto: não é adequado cobrar assinatura de ponto se não houver atividade presencial.