Cadê o compromisso assumido? Atraso do Centro na entrega de proposta da carreira fortalece ataques que governo Tarcísio prepara

“Cadê a proposta concreta de revisão da nossa carreira, com as disposições transitórias e tudo o que diz respeito à nossa categoria?”

A cobrança é feita pelo vice-presidente do Sinteps, Renato de Menezes Quintino, em vídeo divulgado nesta quinta-feira, 28/9 Ele se refere ao compromisso assumido pela Superintendência do Centro Paula Souza, de apresentar as diretrizes iniciais até 18/8 (o que ocorreu) e a proposta completa ainda em setembro (o que não aconteceu). A instituição mantém silêncio sobre isso, gerando mal-estar e desconfiança na categoria.

Enquanto a Superintendência se cala, o governo Tarcísio de Freitas prepara um conjunto de ataques contra o funcionalismo e os serviços públicos: a reforma administrativa (que pode mexer com as carreiras e os direitos das categorias); a privatização da Sabesp, trechos do Metrô e da CPTM (que pode precarizar e encarecer os serviços prestados à população); as muitas peripécias do secretário de Educação, Renato Feder (implantação de ensino técnico sem estrutura e sem qualidade na rede estadual, troca de livros didáticos por material eletrônico recheado de erros, contratação de empresas em que é sócio, entre outras).

A apresentação de uma proposta concreta de revisão da carreira dos trabalhadores do Centro Paula Souza, o quanto antes, é importante para municiar a categoria na luta para que tramite no governo e chegue à Assembleia Legislativa com rapidez. Além disso, queremos ter o tempo necessário para debater a proposta do Centro e apresentar eventuais mudanças, antes que ela saia da instituição. Para isso, temos que conhecê-la, ver suas disposições transitórias (onde cada um se enquadra) etc.

Sinteps entregou projeto formatado

Para dar agilidade ao processo, o Sinteps organizou a proposta de revisão de carreira defendida pela entidade em formato de projeto de lei. É nesse formato que o material terá que ser enviado pelo governo estadual à Assembleia Legislativa, para a aprovação.

O conteúdo do documento do Sindicato leva em conta as propostas aprovadas no Congresso do Sinteps em 2017 e, também, as sugestões recebidas da categoria, especialmente durante a greve e depois dela. O texto mostra como é atualmente e como deveria ficar após a revisão, desde os pontos gerais, passando pelos detalhes de cada segmento, até as tabelas salariais que queremos.

Lutas unificadas com o funcionalismo

30/9 - Plenária de servidores e servidoras do estado de São Paulo. O Sinteps estará presente. Inscreva-se (). O evento será no Sindicato dos Marceneiros (rua dos Carmelitas 149 Sé) e também pelo Zoom.

3/10 - Dia Nacional de Luta em defesa do Serviço Público de qualidade. Metroviários e trabalhadores da Sabesp e da CPTM devem parar por 24h.

Já participou do plebiscito contra a privatização destes órgãos? Se não, clique aqui para ver como votar.