Comando Central indica suspensão da greve e manutenção do movimento. Entramos em estado de greve, em luta pela revisão da carreira e por nossos direitos

Reunido na tarde de 21/8, o Comando Central de Greve (CCG) – diretores do Sindicato e representantes das unidades em greve – aprovou a indicação de suspensão da greve iniciada em 8/8 e manutenção do estado de greve. A posição foi majoritária, após os representantes locais relatarem as avaliações feitas entre os colegas.

Na maioria das avaliações, o movimento foi positivo até este momento, com a união de um contingente grande de professores, auxiliares docentes e administrativos em todo o estado, muitos deles em greve pela primeira vez, e que foram às ruas para defender as reivindicações da categoria. A apresentação das diretrizes da revisão da carreira foi considerada como fruto da greve, pois até então o que se tinha era um conjunto de slides desencontrados.

No entanto, há muito descontentamento em relação às diretrizes apresentadas. A orientação do Sinteps é que os trabalhadores discutam o texto e levantem todas as dúvidas e críticas, enviando-as ao Sinteps, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Live nesta sexta-feira, 17 horas

Com o tema “A luta continua! Por um plano de carreira digno, conquistas para todos, em defesa das ETECs e FATECs”, o Sinteps fará uma live nesta sexta, 25/8, às 17 horas. O objetivo é falar sobre as dúvidas e críticas às diretrizes que forem enviadas por e-mail (para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até a véspera.

Fique atento à divulgação do link e participe.

Reposição e garantia dos salários

Assim como faz em todos as greves, o Sinteps encaminhará documento à superintendência do Centro, com vistas ao acordo para reposição das aulas/trabalho e garantia do efetivo exercício e de todos os direitos dos grevistas. O Sindicato orienta todos e todas a aguardarem a atuação coletiva da entidade em relação à reposição.

Conforme aprovado na reunião do Comando Central de Greve, os grevistas reivindicam o pagamento integral dos salários no início do próximo mês, mediante o compromisso de reposição integral das aulas não dadas e trabalho não realizado (caso dos administrativos e auxiliares docentes) no decorrer deste semestre, pois obviamente não é possível repor os dias de greve até o fechamento da folha deste mês, que ocorre no dia 25. Da mesma forma que a Superintendência conclamou a categoria a lhe dar um “voto de confiança”, agora é a hora de a Superintendência dar um “voto de confiança” à categoria, garantindo as condições para a reposição da forma como sempre ocorreu.

Sem a garantia do pagamento dos salários, a decisão poderá ser pela não reposição.

Manter as atividades locais

Estarmos em 'estado de greve' significa manter as atividades de mobilização junto à comunidade, às câmaras municipais, deputados etc. Vários representantes expuseram na reunião do CCG um conjunto de atividades já marcadas e que vão prosseguir; por exemplo, a ida do pessoal da ETEC Lauro Gomes à Câmara de São Bernardo nesta quarta, 23/8, às 10h, com convite à participação das escolas da região.

As audiências públicas do orçamento estadual, organizadas pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa, também continuam sendo espaço para dar visibilidade às nossas reivindicações. As próximas estão marcadas para 24/8, 18h (Câmara de Itaberá); 25/8, 10h (Câmara de Botucatu); 25/8, 19h (Câmara de Valinhos).

Na quinta-feira, 10h, nova audiência pública está marcada para a Assembleia Legislativa, às 10h, no auditório Teotônio Vilela, em apoio ao nosso movimento, promovida pela Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e organizada pela deputada Professora Bebel.

O Sindicato vai manter a categoria informada sobre todos os passos do movimento, bem como prosseguir com o envio regular de notícias à imprensa.