Comando Central indica: Todo peso nas atividades da semana. Ato estadual forte na sexta, 18/8, é essencial para o movimento

O Comando Central de Greve (CCG) dos trabalhadores das ETECs e FATECs teve sua segunda reunião nesta terça-feira, 16/8, com a participação de diretores do Sindicato e representantes eleitos nos comandos locais das unidades em greve. Os presentes fizeram uma avaliação do movimento, que registra adesão em cerca de 140 unidades em todo o estado, e relataram as pressões feitas por gestores locais e pela Superintendência, com ameaças de desconto de salário.

Diante do compromisso assumido pela superintendente, professora Laura Laganá, de apresentar as diretrizes da revisão da carreira até dia 18/8, e a proposta completa em 40 dias, foi consensual na reunião do CCG a importância do ato público agendado para esta sexta-feira. A partir das 14h, vamos lotar as ruas ao redor da administração do Centro Paula Souza (rua dos Andradas, 140, Santa Ifigênia, SP).

Mas não é só. A semana tem atividades importantes, no interior e na capital, entre elas:

- Audiências públicas sobre o orçamento estadual, realizadas pela Assembleia Legislativa em vários municípios, sempre na Câmara Municipal. Os próximos são: 17/8 (Matão, 18h), 18/8 (Lins às 10h e Santa Cruz do Rio Pardo às 19h), 19/8 (Marília, 10h).

- Quarta, 16/8, 11h: Ato "Arte Educa" (sarau, piquenique, festa de fortalecimento da greve). No Parque da Juventude, estação Carandiru, SP. Traga seu instrumento musical e contribuição para o piquenique coletivo.

- Quarta, 16/8, 16h: Presença no ato organizado pela Apeoesp (‘Fora, Feder!’), na Praça da República, em SP.

- Quinta, 17/8, 10h: Reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e do Funcionalismo do Estado de SP, organizada pela deputada Professora Bebel (PT), na Alesp (Sala 160), com a pauta da greve dos trabalhadores das ETECs e FATECs, defesa do ensino superior, técnico e tecnológico.

- Quinta, 17/8, 13h: Audiência pública na Alesp (auditório Teotônio Vilela), organizada pela Bancada Feminista do PSOL, com a pauta da greve dos trabalhadores das ETECs e FATECs.

- Sexta, 18/8, 14h: Novo ato estadual unificado, em frente ao Centro Paula Souza (Rua dos Andradas, nº 140, SP). Dia da entrega das diretrizes da revisão da carreira, conforme compromisso assumido pela Profa. Laura.

Ampliar a presença nas Câmaras Municipais

Durante os últimos dias, vários comandos locais enviaram ao Sinteps as moções de apoio recolhidas junto às Câmaras Municipais. Elas podem ser conferidas no site, no item “Greve de agosto – Moções”. Vamos em frente. É importante também procurar sindicatos parceiros e continuar alimentando a imprensa local e regional com os fatos da greve. A cobertura nos jornais, rádios e TVs tem sido muito boa.

Nossa luta, nossas reivindicações!

Estamos em luta por reivindicações essenciais à nossa categoria:

- Revisão da carreira: É nela que queremos inserir conquistas importantes, como a valorização dos administrativos, a implantação da jornada docente, a progressão exclusivamente pela antiguidade, o fim da avaliação de desempenho, garantir a promoção imediata e a progressão por tempo nas disposições transitórias, entre outras. Clique para conferir matéria em que o Sinteps aponta as diretrizes que considera essenciais.

- Defesa das escolas do Centro: Diante da decisão do governo Tarcísio & Feder, de implantar o ensino técnico nas escolas da rede sem estrutura e à margem do Centro, queremos a garantia de não fechamento de cursos nas ETECs e FATECs, flexibilização das exigências para a abertura de cursos (relação candidato/vaga), entre outras;

- Salários: Para além dos míseros 6%, queremos a garantia de uma política salarial, que recomponha as perdas trazidas pela não reposição da inflação nos últimos anos;

- Pagamento do Bônus Resultado.

Vamos seguir a luta! Participe das atividades desta semana! A greve é nossa voz e nossa força!

Ato greve 18 8