Governo sente a força da greve e aumenta pressão com ameaça de desconto de dias. Atenção às orientações do Sindicato

Embora divulgue diariamente que a greve está restrita a poucas unidades e com baixo percentual, a Superintendência do Centro Paula Souza tem o real retrato do tamanho do movimento, deflagrado em 8/8 em cerca de 120 ETECs e FATECs e que cresceu nos dias seguintes.

Prova disso é o aumento da pressão sobre os grevistas, que estão sendo “informados” de que receberão falta nos dias não trabalhados e possível desconto no salário.

Quem já está na instituição há mais tempo – e participou de greves anteriores –, sabe que esse é o modus operandi do empregador. E também deve se lembrar que, encerrada a greve, sempre o Sinteps negociou a reposição e nenhum grevista teve prejuízo funcional ou financeiro. Eventual desconto salarial, se ocorrer, terá que ser devolvido mediante a reposição.

Mas, muita atenção: Não negocie isoladamente a reposição em sua unidade e não aceite nenhuma reposição imposta pelas gestões locais. A negociação da reposição e garantia de todos os direitos será feita pelo Sindicato, em nome de TODOS os grevistas.

A greve é forte! Atenção às atividades organizadas pelo Comando Central

Gerais:

- Formação de grupos de grevistas, organizados pelos comandos locais de greve, para visita aos colegas que ainda não aderiram.

- Ida às Câmaras Municipais, para uso da tribuna e solicitação de moção de apoio dos vereadores à greve (há modelos de ofícios, moções e outros no site).

- Busca de apoio junto aos sindicatos de outras categorias da região.

- Realização de atividades (pequenos atos, distribuição de folhetos à população etc.) na unidade ou locais centrais da cidade.

- Participação nas audiências públicas do orçamento estadual, realizadas pela Assembleia Legislativa em vários municípios, sempre na Câmara Municipal. Os próximos são: 17/8 (Matão, 18h), 18/8 (Lins às 10h e Santa Cruz do Rio Pardo às 19h), 19/8 (Marília, 10h).

Específicas:

- Segunda, 14/8, 14h: Audiência pública na Alesp (auditório Paulo Kobayashi), sobre a decisão de Tarcísio/Feder de eliminar os livros didáticos na rede estadual.

- Terça, 15/8, 19h: Nova reunião do Comando Central de Greve, online.

- Quarta, 16/8, 11h: Ato "Arte Educa" (sarau, piquenique, festa de fortalecimento da greve). No Parque da Juventude, estação Carandiru, SP. Traga seu instrumento musical e contribuição para o piquenique coletivo.

- Quarta, 16/8, 16h: Presença no ato organizado pela Apeoesp (‘Fora, Feder!’), na Praça da República, em SP.

- Quinta, 17/8, 10h: Reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e do Funcionalismo do Estado de SP, organizada pela deputada Professora Bebel (PT), na Alesp (Sala 160), com a pauta da greve dos trabalhadores das ETECs e FATECs, defesa do ensino superior, técnico e tecnológico.

- Quinta, 17/8, 13h: Audiência pública na Alesp (auditório Teotônio Vilela), organizada pela Bancada Feminista do PSOL, com a pauta da greve dos trabalhadores das ETECs e FATECs.

- Sexta, 18/8, 14h: Novo ato estadual unificado, em frente ao Centro Paula Souza (Rua dos Andradas, nº 140, SP). Dia da entrega das diretrizes da revisão da carreira, conforme compromisso assumido pela Profa. Laura.