face twitter youtube instagram

Superintendente cria GT com 180 dias para apresentar proposta de carreira. Como ficam os compromissos assumidos? Quer nos jogar no limbo da reforma administrativa de Tarcísio? Já somos 143 unidades em greve!

Embora tenha se comprometido em apresentar as diretrizes da revisão da carreira até 18/8 e a proposta completa até setembro, a superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, parece caminhar em sentido oposto. O compromisso foi assumido com a comissão de representantes – diretores do Sinteps e grevistas –, em reunião realizada durante o ato de lançamento da greve, em 8/8.

O teor da Portaria Ceeteps-GDS nº 3.674, de 9/8/2023, no entanto, institui um grupo de trabalho “objetivando a reestruturação do Plano de Carreira do Ceeteps”, composto por 10 pessoas (membros dos órgãos do Centro e representantes dos comitês de diretores de ETECs e de FATECs), com prazo de 180 dias para conclusão dos trabalhos e apresentação de proposta.

O governo Tarcísio já deixou claro que pretende realizar uma reforma administrativa no estado em breve, obviamente para confiscar direitos do funcionalismo. Na reunião com diretores do Sinteps em 3/8, o secretário da Casa Civil, Arthur Lima, já havia dito que prefere analisar a carreira dos trabalhadores do Centro “junto com as carreiras das demais categorias”.

Com essa atitude, além de colocar em xeque a palavra assumida, a superintendente atua para facilitar o “trabalho” do governo Tarcísio, de destruição das carreiras, por exemplo com a extinção de quinquênios e sexta-parte, pagamento por subsídios e outros, em claro prejuízo aos trabalhadores.

Em vez de acelerar a apresentação da proposta – conforme se comprometeu, inclusive –, para que os trabalhadores cobrem do governo a aprovação, a superintendente decide se voltar contra a categoria.

 

A greve cresce e se fortalece! Atenção às atividades

Na manhã de 10/8, o mapeamento das unidades com adesão à greve já soma 143. À tarde, a partir das 13h, o Comando Central de Greve (diretores do Sindicato + um representante de cada unidade em greve) estará reunido para aprovar as próximas atividades do movimento. A divulgação será feita em seguida.

Também neste 10/8, às 18h, na Câmara Municipal de Bebedouro, acontecerá audiência pública do orçamento do estado, organizada pela Assembleia Legislativa. Uma ótima oportunidade para dar visibilidade à greve e às nossas reivindicações. Clique aqui para ver orientações e calendário completo das audiências. Ainda esta semana elas estão previstas em Batatais (11/8, 10h), Sertãozinho (11/8, 19h) e Catanduva (12/8, 10h).

Nesta sexta, 11/8, Dia dos Estudantes, às 8h, as entidades estudantis vão realizar um ato às 8h, na avenida Paulista, vão livre do MASP, pela revogação da reforma do EM e em defesa de investimentos na educação pública. Pessoal da capital e grande SP: Vamos participar!

Várias unidades em greve também organizam suas atividades locais (sempre informe o Sinteps). A ETEC Suzano, por exemplo, convida ato/abraço na segunda, 14/8 10h!

100823b