Nota aos gestores das unidades: Atenção aos direitos dos grevistas!

A greve dos trabalhadores e das trabalhadoras do Centro Paula Souza começa nesta terça-feira, 8/8/2023, em unidades de todo o estado. O mapacom a adesão, que está em frequente atualização, pode ser conferido no site da entidade.

Conforme a Constituição Federal de 1988, todas as categorias, inclusive as do funcionalismo público, têm o direito de se organizarem em seus sindicatos e o direito à greve. Existe uma legislação infraconstitucional regulamentando este direito - a Lei 7.783/89, cujas exigências estão sendo seguidas pela direção do Sinteps e pelo Comando Central de Greve.

Aos gestores e às gestoras das unidades, além da garantia de um ambiente respeitoso e democrático, pedimos atenção à estrita observância dos direitos dos grevistas, entre eles:

• Nenhum professor, administrativo ou auxiliar docente em greve pode sofrer assédio ou pressões que o constranjam a abrir mão do seu direito à greve;
  • Nenhum professor, administrativo ou auxiliar docente em greve pode ser pressionado a assinar o ponto. Após encerrada a greve, o Sinteps negociará com a direção do Centro o efetivo exercício para todos os grevistas, assim como ocorreu em todos os movimentos anteriores.
  • Cabe à direção local não permitir, em hipótese alguma, que professores não grevistas substituam as aulas dos professores grevistas;
  • É responsabilidade da direção local convocar os estudantes dos professores não grevistas para que compareçam às suas aulas;
  • É responsabilidade da direção local anotar os não grevistas que estão dando aula e os que, embora não tenham aderido, não comparecem à unidade para o trabalho.

Obs.:
Professores do Centro que atuam em classes descentralizadas da rede estadual e que vão aderir à greve devem repassar estas informações aos gestores destas unidades.

As reivindicações da greve dizem respeito a todos os trabalhadores da instituição. Vamos fortalecê-la!

..........

Tudo sobre a greve está no site: www.sinteps.org.br