GREVE: Número de adesões sobe a 81 unidades. Terça, 8/8, tem ato e passeata de lançamento em SP. Cuidado com as fake news

A greve nas ETECs e FATECs por tempo indeterminado começa nesta terça, 8 de agosto. Em São Paulo, um ato público de lançamento está marcado para o campus da FATEC/SP (Av. Tiradentes, 615), prédio onde também está instalado o Sindicato, a partir das 14h. Dali, sairá uma passeata pela Av. Tiradentes, rumo à administração central do Centro Paula Souza.

A realização do ato no campus da FATEC/SP tem, também, o objetivo de demonstrar indignação com a decisão do governo Tarcísio de “ceder” as instalações do prédio a uma universidade privada. Além de reforçar os 4 eixos da greve (reajuste, bônus, carreira e defesa das escolas do Centro), o ato também dará visibilidade à luta contra a entrega do prédio histórico, que conta com o apoio das entidades estudantis.

Importante: É natural que o ato em SP agrupe mais os grevistas da capital, Grande SP e regiões próximas, embora todos e todas sejam bem-vindos/as. Caso sua unidade ache interessante e viável, é possível também fazer atos locais (em frente à unidade, na praça central da cidade etc.), sempre convidando a imprensa e representantes de outros sindicatos para a atividade. Se isso ocorrer, informe o Sinteps pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelas redes sociais da entidade.

Adesões crescem a cada dia

A deflagração da greve pela assembleia geral, em 2/8, contabilizou adesão em 71 unidades. No mais recente mapeamento, fechado na tarde de 6/8, esse número subiu a 81. E deve crescer, pois ainda estão agendadas várias assembleias. Se sua unidade não está na lista e já aderiu, informe para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se ainda não realizou assembleia, pode fazê-lo a qualquer momento, da mesma forma informando o sindicato. Se desejar uma reunião online com os diretores da entidade, escreva para o mesmo e-mail.

Cuidado com as fake news

Como já era de se esperar, as fake news correm soltas na véspera da greve. Uma dela diz respeito à reunião que diretores do Sinteps tiveram com os secretários de C&T, Vahan Agopyan, e da Casa Civil, Arthur Lima, no final da tarde de 3/8, numa tentativa do governo de impedir nossa greve, mas sem nenhuma proposta concreta.

Ocorre que um relato sobre essa reunião, sem assinatura, elaborado por alguém que participou da reunião convocada pela Superintendência com o Comitê de Diretores no dia 4/8, foi distribuído em várias unidades e grupos de WhatsApp no dia seguinte. Ao contrário do que espalharam alguns mal-intencionados, o documento não é de autoria do Sindicato. A matéria de cobertura feita pelo Sinteps, e amplamente divulgada em nossas redes, pode ser conferida aqui.

Não caia em boatos ou fake news. Informe-se somente pelos canais do Sindicato.

Nossa greve na imprensa, principais dúvidas... tem tudo no site

O site do Sinteps (www.sinteps.org.br) traz todas as informações sobre a greve:

- Modelo de carta à comunidade

- Modelos de faixas

- Orientações e subsídios para realização de assembleias setoriais

- Mapa atualizado de adesão

- Releases para a imprensa

- Perguntas e respostas com dúvidas frequentes

- Cartilha dos direitos e deveres na greve