CD do Sinteps indica nova etapa na luta pela carreira: Organizar uma paralisação ainda mais forte para agosto. Atenção às atividades preparatórias em maio e junho

Reunido em 13/5/2024, o Conselho Diretor (CD) do Sinteps – instância que reúne os diretores de base, regionais e da Executiva da entidade – avaliou as atividades de 29 de abril, dia em que a categoria foi chamada a cruzar os braços para avançar na luta pela revisão da carreira. O Sinteps recebeu informes de dezenas de unidades pelo estado, reportando adesão ao indicativo.

A mobilização, a primeira deste ano pela carreira, já serviu para pressionar a superintendente, profa. Laura Laganá, a se manifestar publicamente às vésperas da paralisação. Ela tentou explicar à categoria que a revisão da carreira não está parada, mas sim passando por “aprimoramentos” sugeridos pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, prof. Vahan Agopyan, especialmente nas tabelas salariais, consideradas “altas”.

Fato é que a revisão da carreira, na prática, está parada. Queremos a apresentação do texto da proposta e o compromisso de que tramitará no governo e, depois, na Assembleia Legislativa, onde apresentaremos nossas emendas para aperfeiçoar e melhorar o projeto.

Preparar nova greve para agosto: trabalhadores devem discutir formato e importância durante junho

O CD avaliou a necessidade de ampliar a mobilização, como forma de pressionar a Superintendência do Centro e o governo Tarcísio a viabilizarem a revisão da carreira. A mobilização e os braços cruzados neste 29 de abril foram só o começo, mas ficou clara a grande insatisfação de parte da categoria. Precisamos ampliar a mobilização e convencer mais trabalhadores a participar da nossa luta, que trará conquistas para todos.

O indicativo para o próximo passo é preparar uma nova greve para agosto. Durante o mês de junho, deverão ser feitas assembleias locais para discutir o indicativo e colher a opinião dos servidores administrativos e docentes sobre o melhor formato, por exemplo, 24h ou 48h de paralisação. Os materiais de apoio serão divulgados no site em breve.

Também no decorrer de junho, a Diretoria Executiva do Sinteps vai realizar reuniões regionais online, além das visitas presenciais, de modo a ampliar o envolvimento da categoria. O calendário será divulgado em breve.

Em maio, vamos aproveitar as audiências públicas do orçamento estadual

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de SP organizou uma sequência de audiências públicas virtuais para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. São 18 no total, abrangendo todas as regiões do estado, como mostra intertítulo mais abaixo, com início em 14/5/2024 e término em 13/6/2024.

O Sinteps orienta os trabalhadores do Centro a usarem este espaço para expor à população paulista o descaso com os trabalhadores das ETECs e FATECs, denunciar a precarização de nossas escolas e a necessidade de mais recursos no orçamento do Estado para garantir melhorias nas unidades e em nossas condições de trabalho, bem como defender a destinação de verbas para as nossas reivindicações, especialmente a revisão da carreira. Clique para conferir detalhes, inclusive um roteiro para ser lido nas audiências.

“Nem me pergunte sobre essa coisa do bônus”

Na manhã de 13/5, diretores do Sinteps participaram de uma reunião no gabinete da Superintendência do Centro, realizada a pedido dos mandatos do deputado estadual Maurici e do vereador Hélio Rodrigues, ambos do PT. Além do Sinteps, também estavam presentes o Centro Acadêmico (CA) 23 de Abril, da FATEC/SP, e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) das FATECs. O objetivo central foi discutir a proposta de concessão do edifício Paula Souza, com a qual as entidades representativas não concordam (sobre isso, aguarde mais detalhes em breve).

Fotos reuniao Edificio           Os diretores do Sinteps aproveitaram a oportunidade para cobrar da superintendente a apresentação do texto da revisão da carreira e o agendamento de reunião para discussão da Pauta de Reivindicações deste ano. Sobre esta última, a superintendente alegou ter entendido que a reunião de 12/3/2024, quando recebeu a pauta, já tivesse esgotado o assunto. Frente à insistência dos representantes do Sindicato, que lhe explicaram que aquela reunião se limitou à entrega da pauta e que, obviamente, o Sindicato quer discuti-la, ela se comprometeu a verificar uma data.

Perguntada sobre o Bônus Resultado, a profa. Laura reagiu: “Nem me pergunte sobre essa coisa do bônus!”. Em seguida, repetiu a informação de que está aguardando que o governo autorize o pagamento e a data em que ocorrerá.

Chega de desrespeito! Queremos debater nossas justas reivindicações!

Sem mobilização, não tem conquista! Vamos preparar a greve para agosto!