Sinteps integra iniciativas em defesa de emendas para os serviços públicos na LOA 2023. Reajuste salarial, vale alimentação e plano de saúde institucional estão entre as específicas para o Centro

Uma comissão de representantes da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, que agrega entidades das várias categorias do funcionalismo paulista, foi recebida pelo deputado estadual Delegado Olim (PP), em 6/12, na Assembleia Legislativa. O parlamentar é relator do projeto de lei (PL) 578/2022, que contém a proposta do Executivo para o orçamento do Estado no próximo ano.

O Sinteps foi representado pela coordenação do Fórum das Seis – que agrupa os sindicatos e entidades estudantis das universidades estaduais paulistas e do Centro Paula Souza. A coordenadora do Fórum e presidenta da Adusp, Michele Schultz, frisou que o debate sobre o orçamento público tem importância não só para os trabalhadores e as trabalhadoras do estado, mas para o conjunto da população. “É ele que permite às pessoas terem acesso à saúde, à educação, à segurança e demais serviços públicos.”

Ela destacou a importância das universidades estaduais paulistas e do Centro Paula Souza, lembrando o expressivo crescimento destas instituições, especialmente a partir dos anos 2000, não acompanhado pelo aumento de recursos. Citou também a existência de algumas emendas – dentre as 21.332 apresentadas ao PL 578/2023 – que garantem recursos para reajustes salariais aos/às servidores/as do Centro Paula Souza (Ceeteps).

Apresentadas pelas bancadas do PT e do PSOL, são estas as emendas de interesse dos trabalhadores do Centro:

- Nº 4 – Cumprimento da data-base dos servidores estaduais (R$ 8,25 bi)

- Nº 8 – Reajuste do vale-alimentação dos profissionais da educação (R$ 1,05 bi)

- Nº 9 – Revalorização salarial dos servidores do Ceeteps (R$ 750 mi).

- Nº 18 – Plano de saúde institucional para servidores do Ceeteps (R$ 35 mi).

- Nº 19 – Ampliar oferta nas FATECs (R$ 10 mi).

- Nº 20 – Ampliar oferta nas ETECs (R$ 10 mi).

- Nº 18.221 - Repõe recursos orçamentários do Ceeteps, que sofreram cortes entre a LO/2022 e a PLOA/2023 (R$ 320 mi).

Obs.: Quer ajudar a pressionar? Envie e-mail ao relator (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), solicitando que coloque as emendas acima em seu relatório final.

Renúncias fiscais

A comissão de representantes da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público chamou a atenção do relator do orçamento para a enorme renúncia fiscal prevista no projeto de LOA 2023. A receita total projetada para o próximo ano é em torno de R$ 317,4 bilhões (10,7% superior à do orçamento aprovado para 2022), enquanto a isenção é de cerca de 80 bi, em favor de grandes frigoríficos, mineradoras, empresas aéreas e outras.

O que disse o relator

Ao final das falas dos representantes das entidades, o deputado Olim orientou-os a encaminharem a lista das emendas que julgam prioritárias (veja a seguir). Ele também disse que chegou a ter uma breve conversa com o governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas que ainda aguardava uma reunião com a equipe de transição para saber quais são as prioridades do novo governo.

Frente Paulista enviou emendas prioritárias

A Frente Paulista em Defesa do Serviço encaminhou ao relator do orçamento as emendas prioritárias, de interesse geral do conjunto do funcionalismo. São elas:

Emenda 01 – Devolução dos valores confiscados (Obs.: a partir de janeiro/2023, o desconto da sobretaxação imposta pelo Decreto 65.021/2020 deixa de existir, mas a devolução não está prevista);

Emenda 04 Cumprimento da data base dos servidores estaduais;

Emenda 45 – Investimento no IAMSPE;

Emenda 46 – Ampliação dos convênios do IAMSPE, com clínicas no interior;

Emenda 74 – Chamada dos aprovados da SPPREV.

Emenda 18.638 – Aumentar o vale-refeição;

Emenda 18. 990 – Recursos do tesouro para o IAMSPE;

Emenda 19.068 – Devolução do confisco dos aposentados e pensionistas;

Emenda 18.983 – Recursos para HSPE;

Emenda 19.053 – Reajuste salarial – PSPN – Piso Salarial Profissional Nacional.

Fórum das Seis encaminhou emendas específicas para universidades e Centro Paula Souza

Além das emendas de interesse geral (acima), cada entidade encaminhou ao relator do orçamento 2023, deputado Delegado Olim, as suas emendas específicas.

O Fórum das Seis enviou ofício (nº 24, de 13/12/2022) ao parlamentar, contendo as emendas de interesse das universidades estaduais e ao Centro Paula Souza, além de reforçar aquelas de caráter geral e as relevantes para a Fapesp e os institutos de pesquisa. Clique para conferir.