O que parecia óbvio e já sinalizava uma tragédia anunciada – a volta às aulas presenciais no pior momento da pandemia – finalmente foi revisto pela Superintendência do Centro Paula Souza nesta quinta-feira, 4/3/2021.
A entrevista coletiva do governador João Doria na quarta-feira, 3/3, evidenciou um grande paradoxo. Ao mesmo tempo em que reconhecia a gravidade da pandemia neste momento – que se expressa em tristes recordes diários de casos de contaminação e de óbitos, com a rede hospitalar em iminente colapso – e anunciava o ingresso de todo o estado na fase vermelha, Doria manteve de fora as escolas.
Após constatar a provável contaminação de quatro professores por Covid-19 (que aguardam resultados de exames) e funcionários, a direção da ETEC de Ourinhos divulgou comunicado nesta terça-feira, 2/3/2021, informando a suspensão das atividades presenciais. O mesmo aconteceu na ETEC Polivalente, em Americana, com o surgimento de dois casos confirmados entre docentes.
“Perdi um amigo há poucos dias. Como posso retornar ao trabalho presencial no pior momento da pandemia, sem ser vacinado, e colocar em risco minha família e a comunidade? Já decidi que vou seguir trabalhando no ensino remoto, da mesma forma que estamos fazendo há meses.”
A reunião do Conselho Diretor (CD) do Sinteps – com a presença dos diretores de base, regionais e executivos – de 23/2/2021, realizada em plataforma online, iniciou a campanha salarial deste ano. Para subsidiar a discussão, a Diretoria Executiva apresentou uma proposta de Pauta de Reivindicações para a data-base 2021, envolvendo os professores, auxiliares de docentes, servidores técnico-administrativos e em comissão.