O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi marcado por manifestações em todo o país.

Movimentos de luta das mulheres, entidades sindicais e estudantis realizaram atividades conjuntas para celebrar a data e evidenciar as reivindicações femininas. O repúdio à reforma da Previdência, enviada ao Congresso Nacional pelo governo ilegítimo de Michel Temer, esteve no centro das manifestações.

Na capital paulista, três passeatas foram organizadas e culminaram num grande encontro na região central da cidade, com destaque para a presença dos profissionais do magistério estadual e municipal, que já anunciaram paralisação para 15/3, dia nacional de luta contra a reforma previdenciária.

O Sinteps participou da passeata que saiu da Praça da Sé. Estima-se que 60 mil pessoas estiveram nas atividades. As palavras de ordem eram muitas e pediam o fim da violência contra a mulher, a igualdade de direitos no mercado de trabalho e na sociedade, autonomia sobre o próprio corpo, entre outras. Nas faixas e cartazes, era marcante a rejeição aos ataques contra os direitos previdenciários, que atingem diretamente a mulher.

Na montagem de fotos, veja algumas imagens das manifestações em São Paulo. Se você participou na sua cidade, envie informes e fotos para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Nossa pauta já foi entregue

Os trabalhadores do Centro Paula Souza já estão em campanha salarial. A pauta de reivindicações 2017 já foi entregue pelo Sinteps à Superintendência e ao governo, junto com o pedido de agendamento urgente de negociações, pois a nossa data-base é 1º de março.

De acordo com as discussões realizadas pelo Conselho de Diretores de Base (CDB) do Sinteps, é precisomesclar e unificar o calendário de lutas mais específico da categoria com as lutas contra as reformas da Previdência e trabalhista. Passado o dia 8 de março, a próxima data fundamental é 15/3. Confira:

15 de março: Greve Geral Nacional da Educação convocada pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. De forma unificada, as centrais sindicais também estão convocando para esta data o “Dia nacional de lutas, com greves e paralisações contra a Reforma da Previdência”. O Sinteps orienta os trabalhadores a paralisarem o trabalho neste dia e participarem das atividades conjuntas com as demais categorias, na cidade ou região. Uma boa adesão nas ETECs e FATECs mostrará ao Centro e ao governo Alckmin o grau de insatisfação da nossa categoria. A hora é agora! Vamos lutar por nossos salários e benefícios, contra a retirada de direitos!

Obs: Informe o Sinteps (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) sobre a aprovação da paralisação em sua unidade e sobre as atividades previstas neste dia para sua cidade e região.

De 20 a 30 de março: Realização de assembleias setoriais, nas unidades, para discutir o indicativo de GREVE GERAL DA CATEGORIA POR PRAZO INDETERMINADO a partir de 4 de abril, caso o governo não dê respostas satisfatórias à nossa pauta até o final de março.

De 20 a 23 de março: Distribuição de carta aberta à comunidade e coleta de abaixo-assinado em defesa das nossas reivindicações. Neste período, o Sinteps também indica a redução da jornada de trabalho em 10 minutos, em cada turno de trabalho. Esses minutos devem ser usados para discussão entre os trabalhadores e realização de atividades, como envio de e-mails ao governador, ao secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e à Superintendência do Ceeteps.

24 de março: Ida às Câmaras de Vereadores para solicitar moção de apoio às reivindicações da categoria, a ser encaminhada ao governador, ao secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e à Superintendência do Ceeteps.

27 a 30 de março: Ida aos escritórios políticos dos deputados estaduais da região, para cobrar apoio às nossas reivindicações. Intensificação das campanhas de e-mails ao governador, ao secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e à Superintendência do Ceeteps.

31 de março: Tabulação dos resultados das assembleias setoriais.

4 de abril: Se esta for a decisão dos trabalhadores, ato público estadual em São Paulo, em frente à Administração do Centro, para lançamento da GREVE GERAL DA CATEGORIA POR PRAZO INDETERMINADO.

A Pauta de Reivindicações e outros itens estão em “Fique por dentro” – “Data-base 2017”.

Clique aqui para conferir o Boletim Sinteps 58, que traz todos os indicativos aprovados na reunião do CDB em 20/2/2017.