Nesta quinta-feira, 28 de julho, estiveram reunidos, na sede do Sindicato, membros do Comando Central de Greve, do Conselho de Diretores de Base, da Diretoria Regional e da Diretoria Executiva do Sinteps.

A reunião teve dois temas centrais:

• A discussão da proposta da categoria para a nova carreira.
  • A retomada da mobilização para a greve neste segundo semestre.

Sobre a nova carreira

Silvia Elena de Lima, da Diretoria Executiva do Sinteps, expôs a primeira versão da proposta do Sindicato para o novo plano de carreira. Ela vem sendo construída a partir de propostas aprovadas em congressos da categoria e de sugestões enviadas pelos trabalhadores.

A intenção é fomentar a discussão em todas as unidades, para que o conjunto dos trabalhadores do Centro possa opinar e ajudar a formatar nossa proposta final. Com ela em mãos, vamos disputar com o projeto que o Centro enviará à s escolas.

No início da próxima semana, a primeira versão da proposta será disponibilizada neste site e, também, enviada em papel para todas as bibliotecas de unidade, para que o maior número possível de trabalhadores tome conhecimento dela.

Em agosto e setembro, serão realizados seminários para discussão da proposta nas unidades. Nestes seminários, também vamos debater a democratização da estrutura de poder do Centro e o vínculo com a Unesp, questões que estão inseridas na discussão da carreira. A meta é agrupar o maior número possível de trabalhadores nestes debates. O calendário é o seguinte:

MAPA DOS SEMINÁRIOS DO SINTEPS SOBRE

CARREIRA, DEMOCRATIZAÇÃO DO CEETEPS E VÍNCULO à€ UNESP

REGIÃODATALOCAL (a ser confirmado)
01Presidente Prudente e Araçatuba09/08ETEC Pres. Prudente
02Marília e Bauru11/08ETEC Garça
03São José do Rio Preto e Barretos16/08ETEC de Catanduva
04Franca, Ribeirão Preto e Central18/08FATEC Jaboticabal
05Sorocaba e Registro23/08ETEC Sorocaba
06Campinas25/08ETEC Campinas
07Santos30/08ETEC Santos
08São Paulo Capital e Grande SP (Zona Oeste)31/08FATEC São Paulo
09ABC e Grande SP (SP Zona Leste)01/09ETEC Lauro Gomes
10São José dos Campos e Grande SP (Zona Leste)02/09FATEC São José dos Campos
Participe da elaboração da nossa proposta de carreira, participando dos seminários e enviando, a qualquer momento, suas sugestões paraEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entre neste debate. A nossa carreira é muito importante para ser decidida sem a nossa participação!

Sobre a retomada da greve

Na reunião do dia 28/7, foi feita uma análise da situação pós-greve. A avaliação é que o descontentamento da categoria ainda é grande. Nenhum dos compromissos assumidos pelo governo (reajuste de 11%, progressão para as faixas iniciais de docentes e auxiliares docentes, equivalência para parte dos administrativos) tornou-se realidade até agora. A informação é que o projeto de lei contendo estes tópicos será enviado para a Assembleia Legislativa ainda em agosto, sendo retroativos a 1º de julho (no caso dos 11% e da equivalência dos administrativos) e a 1º de junho (no caso da progressão para docentes e auxiliares docentes).

Quando o projeto chegar à  Assembleia, o Sindicato apresentará emendas propondo:

• Progressão automática para todos.
  • Maior reajuste salarial para todos.
  • Vale alimentação de R$ 20,00 para todos.

A proposta discutida na reunião de 28/7 é retomar a greve, por tempo determinado, a partir da entrada do projeto de reajuste e das melhorias propostas pelo governo, até o final da votação na Assembleia Legislativa. A greve teria início com uma passeata a partir do Vão do Masp até a Assembleia, com acampamento (dependendo do número de pessoas).

serão produzidos panfletos para mobilização da categoria durante os ˜Seminários de Carreira, Democratização do Ceeteps e Defesa do Vínculo à  Unesp™ e antes da entrada do projeto, reproduzindo o teor das nossas emendas.

Também como parte da mobilização, serão feitos cartazes convocando para os