Nossas vidas importam: Vote NÃO ao retorno presencial na pesquisa WebSai! Proteja-se e defenda a sua comunidade

A Superintendência do Centro Paula Souza enviou e-mail aos trabalhadores e estudantes da instituição, conclamando-os a participarem de uma pesquisa na Plataforma WebSai, de 16 a 20 de setembro. O objetivo é utilizar as respostas para elaborar um diagnóstico com vistas ao possível retorno às atividades presenciais.

Reunido nesta terça, 15/9, o Conselho Diretor do Sinteps – instância que agrupa diretores de base, regionais e da Executiva – reforçou a posição da entidade: NÃO HÁ CONDIÇÕES SANITÁRIAS PARA UM RETORNO SEGURO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS AGORA! A orientação do Sindicato é: responda NÃO às questões e deixe claro que não é momento de voltar.

A pandemia de Covid-19 mantém-se em patamares assustadores, com números de casos e de mortes que ainda deixam nosso país entre os primeiros no triste ranking mundial desta cruel doença. O CD do Sinteps vê com extrema desconfiança a movimentação do governo estadual no âmbito do Plano São Paulo, que reclassificou todo o estado na cor amarela sem que o ritmo do contágio e dos óbitos tenha regredido de modo significativo.

Neste cenário, o retorno às aulas presenciais, sem segurança sanitária, é um atentado à vida de professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e familiares de todos! A evidente fragilidade da estrutura física e de pessoal de boa parte das nossas unidades escolares, aliada à ausência de recursos necessários para a aquisição de materiais básicos de prevenção sanitária, causa-nos enormepreocupação.

Greve sanitária

Os trabalhadores do Centro Paula Souza conseguiram se adequar, a duras penas, ao teletrabalho e ao ensino remoto, mantendo presencialmente apenas as atividades essenciais. Embora todos desejemos que tudo se normalize, neste momento de incertezas que ainda cercam a pandemia, a vida deve estar em primeiro lugar.

Se o governo e o Centro insistirem no retorno neste cenário, a proposta do CD do Sinteps é ORGANIZAR A GREVE SANITÁRIA DA CATEGORIA, mantendo-nos no trabalho remoto até que seja seguro retornar. Aguarde mais detalhes.