face twitter youtube instagram

Dia de greve geral mobilizou o país contra a Reforma da Previdência. Relatório na Câmara mostra crise na base do governo

Convocada de forma unitária pelas centrais sindicais, a greve geral de 14 de junho (o 14J) registrou paralisações e manifestações públicas em 380 cidades do país, com expressiva adesão na educação em todos os níveis, transportes, bancos, petroleiros, metalúrgicos e outros.


Como havia ocorrido no 15M e no 30M, o 14J levou centenas de milhares às ruas, com foco na luta contra a reforma da Previdência, não aos cortes na educação e por mais emprego. Houve participação em um grande número de ETECs e FATECs do Centro Paula Souza. Assim como faz em todos os movimentos de paralisação, o Sinteps antecipadamente enviou comunicado à Administração do Centro, informando sobre a adesão ao 14J e solicitando o efetivo exercício para todos os participantes, mediante compromisso de reposição (clique aqui para conferir).


Na véspera da greve geral, o relator da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, deputado Samuel Moreira (PSDB/SP), apresentou seu relatório na comissão especial, expondo alguns recuos em relação à proposta do governo Bolsonaro.


Entre as principais alterações introduzidas pelo relator estão:

  • Não mexer na aposentadoria dos trabalhadores rurais e no Benefício de Prestação Continuada, ambas medidas muito impopulares, por reduzir o benefício de setores muito pobres da população;
  • Não introduzir o regime de capitalização. Pela proposta de Bolsonaro, deixaria de existir o regime atual (de repartição, mantido com as contribuições mensais de trabalhadores e patrões), para o de capitalização, sistema em que somente o trabalhador contribui (diretamente para um banco/seguradora).
  • Manter a correção pela inflação para as aposentadorias pagas pelo INSS, o que havia sido tirado na proposta de Bolsonaro.


Essas mudanças se explicam por duas razões principais: a instabilidade das tensas relações entre governo Bolsonaro e o chamado “Centrão” e o crescimento das mobilizações populares no país.


Importante lembrar que nem mesmo estas alterações parciais estão garantidas. Quando o relatório chegar para votação em plenário da Câmara, ainda será possível apresentar emendas, retomando o que foi alterado.


Por outro lado, medidas prejudiciais aos trabalhadores ainda permanecem. A combinação entre o aumento da idade mínima e o aumento do tempo de contribuição vai significar que milhões de trabalhadores brasileiros passarão a compor a chamada geração de “inaposentáveis”, tendo o direito de se aposentar negado ou, no mínimo, bastante dificultado.


A continuidade das mobilizações é determinante para impedir que isso aconteça.