Parabéns aos batalhadores do Centro!

A sexta-feira, 27/10, foi dia de intensa mobilização entre o funcionalismo público paulista. O “Dia de Luta” convocado pelas centrais sindicais teve boa adesão nas principais categorias (educação, saúde, segurança pública, institutos de pesquisa, universidades e outros). No Centro Paula Souza, o chamado feito pelo Sinteps foi atendido em 40 unidades, que registraram paralisações integrais ou parciais. Em várias outras, de acordo com informes enviados ao Sindicato, não houve paralisação, mas foram realizados atos localizados.

Além de protestar contra as reformas do governo Temer (trabalhista, terceirização, ensino médio), outra importante razão para o dia de luta foi reagir contra o projeto de lei 920/2017, o “PL da maldade”, enviado pelo governador Geraldo Alckmin à Assembleia Legislativa em 5/10. O projeto (clique para conferir síntese do PL 920/2017) prevê a adesão de São Paulo às medidas aprovadas no âmbito federal, com a “PEC do fim do mundo”, que congelou investimentos públicos, salários e benefícios do funcionalismo.

No Centro Paula Souza, o chamado do Sinteps unificou as questões gerais (reformas de Temer e “PL da maldade” de Alckmin), com as reivindicações específicas da categoria, entre elas:

• Estamos sem alteração salarial há três anos (a recente equiparação do pessoal técnico-administrativo à Lei 1.080/2008 foi o único e importante avanço neste período) e sem qualquer perspectiva de reajuste salarial para toda categoria, pelo quarto ano seguido.
  • Pessoal técnico-administrativo e auxiliares de docente ainda não tiveram a evolução especial por titulação (concedida aos docentes em julho/2016).
  • O início da implantação da reforma do ensino médio em nossas ETECs, sem qualquer discussão com a comunidade acadêmica, pode trazer demissões e queda drástica na qualidade dos nossos cursos.

Clique aqui para conferir fotos da paralisação em São Paulo e cidades do interior.

Orientações para quem paralisou

O Sinteps já está em contato com a Superintendência para negociar o efetivo exercício para todos os que paralisaram em 27/10. Atenção a estas orientações iniciais:

• Se for solicitada assinatura no ponto, escreva apenas "Adesão à paralisação convocada pelo Sinteps"
  • Aguarde a negociação entre Sindicato e Superintendência para definir a reposição das horas.

Dia 10/11 tem mais!

As centrais sindicais e entidades do serviço público e privado também estão organizando um novo “Dia Nacional de Luta e Defesa dos Nossos Direitos” para 10/11, com greves, paralisações e manifestações. O Sinteps propõe que as unidades do Centro paralisem neste dia: contra o PL 920/2017, contra a reforma do Ensino Médio, contra a reforma trabalhista e a terceirização, por reajuste salarial e atendimento das nossas reivindicações, contra todos os ataques aos servidores e ao serviço público.

Diretores do Sindicato já estão realizando reuniões em unidades em várias partes do estado. No entanto, a base da categoria é muito grande, espalhada em cerca de 300 unidades, e não é possível aos diretores cobri-las em tempo curto.

Se na sua unidade não há diretor de base do Sindicato, discuta com os colegas a importância de aderir no dia 10/11. Informe a posição de sua unidade para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Quadro final da paralisação em 27/10

Acompanhe abaixo as unidades que informaram paralisação em 27/10, algumas com adesão integral e outras parciais. No caso das adesões parciais, o Sinteps registrou todas, independente do percentual de trabalhadores paralisados:

ETEC Andradina
ETEC Aprígio Gonzaga