5/12/2011

O Sindicato dos Trabalhadores da Unesp (Sintunesp) realizou seu IX Congresso entre os dias 15 e 18 de novembro, na cidade de àguas de São Pedro. Por se tratar de uma entidade irmã, com atuação conjunta no âmbito do Fórum das Seis, o Sinteps enviou a companheira Denise Rykala, diretora da entidade, para acompanhar o evento.

Ao final do Congresso, os delegados aprovaram uma moção em apoio à  manutenção do vínculo entre Ceeteps e Unesp. Acompanhe abaixo:

...............................

Em defesa do vínculo e associação entre Centro Paula Souza e Unesp

Os delegados presentes no IX Congresso dos Trabalhadores da Unesp, realizado em àguas de São Pedro, de 15 a 18 de novembro, manifestam-se na defesa da manutenção do vínculo e associação do Centro Paula Souza - órgão responsável pelas escolas técnicas (ETECs) e faculdades de tecnologia (FATECs) do estado de São Paulo - à  Unesp.

O Centro Paula Souza (Ceeteps) foi criado em 1969 e, desde o surgimento da Unesp, em 1976, transformou-se em autarquia vinculada e associada à  Universidade. A vinculação preserva a autonomia das duas instituições, inclusive financeira. Sua importância concentra-se no fato de que tem protegido o Ceeteps de incursões políticas indesejáveis, por parte do governo estadual. Embora venha expandindo vertiginosamente as ETECs e FATECs nos últimos anos, quase sempre sem recursos e infra-estrutura, o governo não esconde sua intenção de sucatear e privatizar estas escolas públicas.

Diante deste quadro, os servidores da Unesp presentes ao IX Congresso dos Trabalhadores da Unesp referendam as reivindicações da comunidade do Ceeteps:

- A defesa da manutenção e aprofundamento do vínculo e associação do Ceeteps com a Unesp;

- Imediata implantação da Resolução Unesp 63/95, que prevê o aprofundamento do vínculo e associação, bem como define a organização do Ceeteps e a estrutura de seus órgãos administrativos, ampliando a composição do Conselho Deliberativo da autarquia, incluindo nele a participação de representantes da comunidade, eleitos por seus pares.

Águas de São Pedro, 18 de novembro de 2011.

IX Congresso dos Trabalhadores da Unesp